CAMPUS CAMPOS CENTRO

Professor de Mecânica e estudantes preparam carrinhos para Natal de crianças

por Antonio Barros publicado 07/12/2017 17h13, última modificação 07/12/2017 17h21
Feitos em laboratório da usinagem do Campus Campos Centro, brinquedos vão ser entregues próximo da data.
Natal Solidário

O professor Lucas e os estudantes em ação.

Ajoelhado sobre uma peça de compensado naval, o professor Lucas Barbosa de Souza Martins corta retângulos precisos que vão se somando a outras peças de madeira para gerar uma caminhonete bem parecida com as vistas em filmes americanos dos anos 1970/80. A madeira leve e flexível ajuda a dar formas diferentes para os projetos.

A ideia de montar carrinhos de madeira para crianças de baixa renda surgiu em uma junção de fatores antigos e recentes. Seu pai, oriundo do meio rural, costumava fazer brinquedos com sobras de madeira e ossos de boi. Ele mesmo aprendeu em sua infância a fazer quase o mesmo, mudando apenas de material: papel e papelão. A recente experiência de construir um carro de verdade para a 24ª Semana do Saber Fazer Saber é a contribuição contemporânea.

Seduzidos pela ideia de deixar crianças de baixa renda bem felizes neste Natal de 2017, os estudantes Luciana, Amanda e Lucas aderiram logo cedo nesta quinta-feira, 07/12, a ‘montadora’ improvisada no Laboratório de Usinagem.

Para Luciane Rangel das Dores, do 2º módulo de Mecânica, é a primeira experiência num projeto assim. “A gente acaba aprendendo alguma coisa, na máquina, o manuseio e acaba levando para a vida profissional. É interessante”, observa ela.

Amanda Pessanha Gomes, também do 2º módulo, fala de sua emoção, enquanto aprende o melhor jeito de lixar a madeira e se livrar das farpas: “a gente faz a diferença, quer queira ou não, porque não está ganhando nada com isso, então é de coração ajudar as pessoas”, diz emocionada para em seguida avisar: “Depois vou puxar as orelhas da turma pra poder mais gente vir ajudar!”.

Seu colega, Antônio de Oliveira Júnior, revela que “está sendo inovador até por ser uma forma de ajudar outras pessoas” e resume: “Fazer parte da alegria dos outros é uma satisfação!”.

A ideia ocorreu a Lucas no dia a dia das aulas.

- Este ano, estando aqui na Usinagem, vendo a quantidade de aluno que tem e com o sucesso do nosso carro (matéria ao lado) em que a gente conseguiu reunir uma galera grande – também montei minha oficina de marcenaria e peguei mais experiência – comprei o material, pesquisei uma forma rápida e mais fácil de montar um carrinho e convidei os alunos.

Há compensado naval suficiente para montar 80 carrinhos e Lucas pretende ter ao menos 50, com diferentes cores e tudo pronto em duas semanas.