CAMPUS CAMPOS CENTRO

Educação

Professor destaca a importância da pesquisa como fator de desenvolvimento de estudantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 06/12/2016 15h31, última modificação 06/12/2016 15h31
Docente do Curso de Licenciatura em Letras, oferecido no campus, cita o desempenho de três alunas do curso no segmento acadêmico.
Professor destaca a importância da pesquisa

O professor Thiago Oliveira entre as estudantes Camilla Mendes e Nathalia Medeiros.

A revista Entre Letras, editada pela Universidade Federal do Tocantins, selecionou recentemente o artigo entitulado O Português Histórico e sua Aplicabilidade na Fonética da Língua Portuguesa, escrito por três estudantes do Campus Campos Centro. Antes de publicarem na revista da universidade, as estudantes obtiveram a Menção Honrosa pelo trabalho Influências do Galego nos Dialetos Transmontano e Alto-Minhoto, submetido na seção Comunicação Oral do Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (campus Itaperuna do IFFluminense).

O detalhe sobre as autoras é que elas são estudantes do terceiro período do Curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense tendo, portanto, um desempenho pouco comum para discentes nesse estágio da formação. Orientador das estudantes, o professor Thiago Soares Oliveira tem uma explicação para o caso:

- Essas meninas foram cooptadas ainda no primeiro período, ou seja, eram recém-entradas do Ensino Médio. Apesar disso, a gente percebeu uma evolução muito grande do primeiro para o terceiro período porque elas souberam como pesquisar, quais fontes seguras, quais livros poderiam ser pesquisados, qual a diferença de uma fonte primária para uma secundária, como é um ambiente científico e como elas podem se inserir nesse ambiente – detalha ele, referindo-se ao fato de que o trio respondeu bem aos seus estímulos à pesquisa científica.

Evolução - Thiago cursa o doutorado em Cognição e Linguagem oferecido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e tem apreço pela ênfase na pesquisa visto no ambiente universitário. Sem desconsiderar as demandas do ensino, gostaria de melhor tratamento para a pesquisa no Instituto.

- Vemos pela nossa última RAD (Regulamentação da Atividade Docente) uma preocupação muito grande com o ensino e uma preocupação pouco menor com pesquisa e extensão, sendo que, às vezes, se esquece que a pesquisa é também uma atividade relacionada com o ensino. Você percebe claramente uma evolução muito grande de qualquer aluno que pesquisa – defende o professor.

As estudantes Bruna de Almeida Freitas, Camilla da Silva Mendes e Nathalia Reis de Medeiros estão animadas com as atividades e têm outros três trabalhos aguardando publicação.

- É um momento muito enriquecedor. Nós estamos muito felizes porque foi um trabalho que começou do nada, de uma apresentação em sala, e que gerou tudo isso. A gente está feliz em saber que pode crescer e que o IFF contribui com isso e apóia. É muito bom! – comenta Camilla.

Comunicação Social do Campus Campos Centro