CAMPUS CAMPOS CENTRO

Professor do IFF Campos Centro lança livro sobre educação musical

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/10/2020 10h55, última modificação 22/10/2020 10h55
Marcelo Rauta é o autor da obra didática feita em parceria com o projeto do governo do Espírito Santo "Música na Rede".
Capa do livro Canções Capixabas para Quarteto ou Conjunto de Violões

O músico, compositor e professor do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro (IFF) Marcelo Rauta lançou, em 29 de setembro, o livro "Canções Capixabas Para Quarteto ou Conjunto de Violões". A obra didática que reúne 15 canções, cujas melodias pertencem ao folclore capixaba, é mais um instrumento para ajudar alunos e professores a afinarem seus conhecimentos em música popular, educação musical e performance.

Digital e gratuito, o livro é o 22º da série Obras para juventude e foi elaborado sob encomenda do "Música na Rede", projeto do governo do Espírito Santo em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ganhador de prêmios nacionais e internacionais, Rauta, que é capixaba, resolveu homenagear sua terra natal ao elaborar arranjos musicais de canções populares do Espírito Santo.

" Este livro faz parte de uma longa série de obras didáticas que desenvolvi em pesquisa no doutorado.  Com este material é possível se aprender estilos e manifestações musicais populares, tais como o congo, quadrilha, samba, rock, canção, marcha, ritmo e canto falado, parlenda etc. Neste caso, as crianças e adolescentes conseguem diferenciar e experimentar os diferentes estilos através da escuta e do fazer musical. ", detalha.

Para o professor do IFF Campos Centro a música ajuda no aprendizado do aluno. "Cada música do livro contém células rítmicas diferentes, o que auxilia nas aulas de percepção e apreciação musical. Todas as canções foram escritas em dois níveis (um mais fácil e outro intermediário) para melhor atender ao público-alvo e contêm letras de apoio que podem ser “trabalhadas” em aulas através da interpretação e entendimento do contexto histórico musical e cultural. Além disso, o uso de obras em ensino coletivo de música serve como uma importante ferramenta de socialização", explica.

Gravações

As medidas preventivas de distanciamento social que ajudam a conter o avanço da pandemia do novo coronavírus impediram, pelo menos por enquanto, a realização de apresentações com as músicas do livro, segundo o autor.

Algumas músicas foram gravadas e podem ser ouvidas pelo site do Música na Rede. " O IFF Campos Centro tem uma orquestra de violões dirigida pelo professor Victor Matos. Em conversa informal com ele, pensamos em realizar algumas dessas canções, entre outras, com os alunos da instituição. Porém, quando passar o período caótico em que estamos vivendo e pudermos nos reunir novamente em formato presencial. Um projeto futuro", adianta.

Outros lançamentos

Rauta afirmou que estão na agulha para serem lançados mais três projetos. " Estou participando atualmente em parceria com a Funarte (Fundação Nacional das Artes) (Projetos "Sinos" e "Um novo olhar") e até o final do ano lançarei mais três trabalhos. Estão em fase de finalização e brevemente serão disponibilizados gratuitamente nos sites dos respectivos projetos", disse.