CAMPUS CAMPOS CENTRO

Pesquisa

Professores do IFF participam de livro com as temáticas da cognição, linguagem e literatura

por Divulgação da professora Ana Poltronieri publicado 21/06/2017 21h08, última modificação 22/06/2017 10h22
Linguística em Perspectiva será lançado no dia 29 de junho de 2017, no Auditório Cristina Bastos, às 18h30min.
Lançamento de livro

O livro é dividido em 12 capítulos.

O livro Linguística em Perspectiva – cognição e ensino de língua e literatura, organizado pelos professores da UENF, Eliana Crispim França Luquetti e Sérgio Arruda de Moura, e publicado pela Editora Brasil Multicultural, parte da Linguística de Ferdinand de Saussure para apresentar um variado conjunto de estudos que, por vieses metodológicos distintos, encaram a complexidade da linguagem humana.

Dos doze capítulos que compõem o livro, três foram elaborados por professores do curso de Licenciatura em Letras- Português e Literaturas (IFFluminense Campus Campos Centro).  Em “A escola sociocognitiva e seus preceitos”, a professora Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri Martins apresenta os fundamentos da escola sociocognitiva. Já o professor Thiago Soares de Oliveira faz um exaustivo levantamento de questões do ENEM no capítulo “Mapeamento das questões de Língua Portuguesa no exame nacional do Ensino Médio entre 2006-2014”.

No capítulo “Discurso, política e ideologia: o livro didático contribui para uma vida melhor?”,  o professor Thiago Eugênio Loredo Betta apresenta uma análise das políticas públicas relacionadas à publicação e à circulação de livros didáticos no Brasil.