CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Projeto acadêmico apresentado por professora do IFF resulta em parceria

Notícias

Projeto acadêmico apresentado por professora do IFF resulta em parceria

Ensino de Português

Parceria foi acertada após exposição do projeto à coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) de Campos dos Goytacazes.
por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/11/2018 18h48, última modificação 05/11/2018 18h48
A professora Andressa, última à direita, recebeu a equipe da Secretaria de Educação no  dia 1º de novembro.

A professora Andressa, última à direita, recebeu a equipe da Secretaria de Educação no dia 1º de novembro.

A Coordenadora Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras, oferecido no campus Campos-Centro do IFF e do projeto de pesquisa "Ensino de Língua Portuguesa em Campos dos Goytacazes e região: uma pesquisa explanatória e reflexiva", Andressa Peres Teixeira, reuniu-se com  Ana Raquel Pourbaix, coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em busca de uma parceria entre as coordenações.

A professora Andressa solicitou à SMECE apoio tanto na aplicação do questionário de sua pesquisa quanto nas ações de extensão do seu projeto, como a realização de Seminário conjunto entre as instituições para debater os resultados, a oferta de cursos de formação continuada, entre outras.

Ana Raquel acolheu as demandas da professora e propôs uma série de ações que poderiam ser desenvolvidas em parceria com a Licenciatura em Letras na melhoria do Ensino de Língua Portuguesa ofertado na Rede Municipal.

Andressa destacou que "essa reunião foi fundamental para que a Licenciatura em Letras coloque em prática o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. No âmbito do Ensino, o projeto de pesquisa coordenado por mim e com a participação ativa de outros colegas do curso é um macroprojeto ao qual estão vinculadas orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e futuramente da Pós-Graduação. As ações extensionistas acontecerão a partir das demandas levantadas pelos sujeitos da pesquisa, os professores da Rede. A pesquisa atua articulando essas dimensões, gerando um processo formativo completo. Além disso, Ana Raquel nos apresentou inúmeras formas pelas quais podemos nos aproximar da realidade educacional local para que a formação ofertada em nossa Instituição possa cada vez mais contribuir para a melhoria do sistema educacional como um todo."