CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Ensino de Português

Projeto acadêmico apresentado por professora do IFF resulta em parceria

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/11/2018 17h48, última modificação 05/11/2018 17h48
Parceria foi acertada após exposição do projeto à coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) de Campos dos Goytacazes.
Parceria

A professora Andressa, última à direita, recebeu a equipe da Secretaria de Educação no dia 1º de novembro.

A Coordenadora Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras, oferecido no campus Campos-Centro do IFF e do projeto de pesquisa "Ensino de Língua Portuguesa em Campos dos Goytacazes e região: uma pesquisa explanatória e reflexiva", Andressa Peres Teixeira, reuniu-se com  Ana Raquel Pourbaix, coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em busca de uma parceria entre as coordenações.

A professora Andressa solicitou à SMECE apoio tanto na aplicação do questionário de sua pesquisa quanto nas ações de extensão do seu projeto, como a realização de Seminário conjunto entre as instituições para debater os resultados, a oferta de cursos de formação continuada, entre outras.

Ana Raquel acolheu as demandas da professora e propôs uma série de ações que poderiam ser desenvolvidas em parceria com a Licenciatura em Letras na melhoria do Ensino de Língua Portuguesa ofertado na Rede Municipal.

Andressa destacou que "essa reunião foi fundamental para que a Licenciatura em Letras coloque em prática o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. No âmbito do Ensino, o projeto de pesquisa coordenado por mim e com a participação ativa de outros colegas do curso é um macroprojeto ao qual estão vinculadas orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e futuramente da Pós-Graduação. As ações extensionistas acontecerão a partir das demandas levantadas pelos sujeitos da pesquisa, os professores da Rede. A pesquisa atua articulando essas dimensões, gerando um processo formativo completo. Além disso, Ana Raquel nos apresentou inúmeras formas pelas quais podemos nos aproximar da realidade educacional local para que a formação ofertada em nossa Instituição possa cada vez mais contribuir para a melhoria do sistema educacional como um todo."