CAMPUS CAMPOS CENTRO

Salve a Lyra

Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo contribui com ícone cultural de Campos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/05/2016 16h20, última modificação 02/05/2016 16h20
Estudantes do sétimo período e professores desenvolvem campanha para ajudar a Lyra de Apollo a recuperar seu prédio histórico, atingido por incêndio.
Estudantes de Arquitetura na visita guiada ao prédio da Lyra de Apollo (Divulgação)

O prédio da Sociedade Musical Lyra de Apollo, situado no entorno da Praça do Santíssimo Salvador, compunha até 1990 uma das joias arquitetônicas do centro histórico de Campos dos Goytacazes. Mesmo com os estragos causados pelo sinistro, os ensaios da banda prosseguem em suas instalações. O projeto Salve a Lyra busca chamar atenção para a importância do prédio, a história da sociedade musical e ajudar a restaurar as instalações. Na página criada para a campanha é possível conhecer detalhes do projeto, elaborado pelos estudantes de arquitetura do IFF e supervisionado pelos professores Humberto Chagas e Maria Catharinada, da disciplina Restauro.

A primeira atividade organizada pelo projeto para dar visibilidade à campanha contou com apresentações de artistas da cidade, como o Coro do IFF, Orquestra de Violões, também do Campus Campos Centro do IFF, Trio Goiabeira, a Companhia de Dança Marcos Braga, doceiras, Abada Capoeira, Taekwondo - Diego Gama e Mestre Edson e fechamento com a banda da Lyra de Apollo. O Salve a Lyra ocorreu durante a tarde do sábado 30/03, no Largo da Imprensa (Calçadão).

No interior do prédio histórico, visitantes foram conduzidos pelos estudantes em uma visita guiada. Entre os participantes, os reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo. Um seção acadêmica foi idealizada para que os pedestres em passagem pelo Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão) pudessem tomar conhecimento da história da Lyra e das etapas de obras, além de detalhes técnicos do projeto. Na campanha é possível comprar uma das futuras telhas do prédio da Lyra. O colaborador terá seu nome gravado na peça. Um dos incentivadores é a rede de farmácias Isalvo Lima, que adquiriu 50 telhas.

Outro incentivo veio do produtor e pesquisador carioca Rodrigo Alzuguir. Ele é o autor de Wilson Baptista - O Samba foi sua Glória!, lançado em 2013 pela Editora Casa da Palavra. Alzuguir doou 81 exemplares da obra para a Lyra. O livro está sendo vendido a R$ 50,00 e, assim como as telhas, tem sua comercialização revertida para a recuperação da entidade. Os organizadores do evento e responsáveis pela campanha comentaram na página do Facebook do Salve a Lyra: "A luta não termina aqui, temos um longo caminho a percorrer e o apoio da comunidade campista é essencial. Esperamos que através da visita guiada e do evento todos possam olhar para o nosso patrimônio arquitetônico, histórico e cultural de uma forma diferente".

Comunicação Social do Campus Campos Centro