CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Corpo e alma

Projeto oferecido pelo IFF é oportunidade para melhorar a qualidade de vida de idosos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 23/05/2016 18h15, última modificação 23/05/2016 18h31
Inscrições podem ser feitas no Ginásio de Esportes de 7h às 18h, até o preenchimento das vagas. Deve ser apresentado atestado de saúde na hora. As aulas acontecerão nas terças e quintas, às 7 horas.
As inscrições devem ser feitas no Ginásio

Com a idade, a habilidade funcional e a capacidade de as pessoas realizarem atividades sofre alterações, algo que pode ser trabalhado. “O projeto Corpo Funcional trata-se de um programa de treinamento funcional para idosos da comunidade externa buscando melhorar a qualidade de vida, autonomia e independência funcional do idoso, favorecendo sua inserção social”, detalham os organizadores.

A opção pelo treinamento funcional, apóia-se no resgate de ações e movimentos como puxar, levantar, empurrar, agachar. Usando aparelhos, os participantes ficam mais motivados. O pesquisador Gabriel Moreira Corezola acredita que “o treinamento funcional engloba o corpo como um todo, simulando movimentos do dia a dia, aumentando a eficiência dos gestos e da capacidade funcional”.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o Brasil terá impacto maior do envelhecimento em relação aos demais países. A projeção e de duplicação no exterior enquanto no país praticamente triplicará. Com a contrapartida da melhoria da qualidade de vida dos idosos locais, espera-se também que os estudantes saiam enriquecidos dessa experiência.

Eles poderão colocar em prática “os conhecimentos obtidos nas disciplinas: Medidas e Avaliações, Anatomia, Treinamento Muscular, e outros, podendo inclusive coletar diferentes dados para elaboração de artigos e produções científicas na área de pesquisa em Envelhecimento e Educação Física”, como prevê o projeto.

Comunicação Social do Campus Campos Centro