CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Ensino Médio

Revista eletrônica destaca aplicativos de smartphone para ajudar em aulas de Química

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/09/2020 13h10, última modificação 07/09/2020 21h28
Trabalho resulta de projeto de iniciação científica e fará parte de monografia de licenciando do Instituto Federal Fluminense.
Ensino de Química

Saymon durante exposição para colegas de iniciação científica (Divulgação).

   A revista eletrônica em formato de ebook Tecnologia e ensino: aplicativos educacionais para aulas de Química é resultado de pesquisas do bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)Saymon da Silva Almeida e suas orientadoras, as professores doutoras Valéria Marcelino e Cassiana Machado. O estudante cursa o sétimo período do Curso de Licenciatura em Química, oferecido no Campus Campos Centro do IFF. 

   Durante dois anos, os pesquisadores desenvolveram o projeto de pesquisa denominado “Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais: contribuições para formação de professores da área de Ciências”. Dele resultou o trabalho apresentado na revista. O projeto teve apoio do CNPq e envolveu outros estudantes da licenciatura.

    No momento em que professores do ensino médio buscam novas formas de abordagem de disciplinas, os aplicativos e as explicações apresentadas no trabalho de Saymon, para diferentes séries, configuram um apoio importante. 

   -  A revista foi elaborada com o objetivo de apresentar uma seleção criteriosa e tutoriais de aplicativos para o ensino de química em todas as séries do ensino médio. Nesse período de aulas remotas, impostas pela pandemia, em que ficou mais acentuada a importância da inserção de tecnologias no ensino, a revista servirá de apoio para o professor no planejamento de suas aulas -, explica a coorientadora Cassiana Hygino.

Acesse AQUI a revista