CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Encontro

Roda de Conversa mostra que estudantes querem ser ouvidos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro/Com texto de Emanuela Nunes publicado 18/06/2018 19h53, última modificação 19/06/2018 12h43
Idealizada por alunos de vários cursos do Campus Campos Centro, iniciativa teve como tema a questão "Quanto vale sua saúde mental?"
Roda de Conversa

A realização do evento foi uma construção coletiva de Centros Acadêmicos do campus.

O evento contou com a participação das psicólogas Emanuela Nunes (Campus Centro) e Ana Carolina Molais (convidada). Integrante da Assistência Estudantil do campus, Emanuela destaca a importância de se discutir o tema saúde mental no Instituto "devido às diversas demandas relacionadas à saúde mental e que de um modo geral são pouco debatidas". As duas psicólogas entendem ser de grande importância a iniciativa dos alunos na construção do evento.

O formato, uma 'roda de conversa', busca propiciar uma maneira de as pessoas ficarem mais à vontade para falar e compartilhar suas experiências. Para o estudante Ameckson Ferreira,  do Curso de Licenciatura em Matemática, há uma necessidade entre os discentes de se colocar, ser ouvido e firmar uma base de apoio mútuo . “Cada um traz consigo suas aflições, mas não estamos sozinhos. Juntos podemos ajudar uns aos outros”, enfatizou ele durante o encontro, realizado no  dia 13 junho, no Auditório Cristina Bastos.    

O fato de o número de interessados ter superado os assentos disponíveis no auditório, o interesse e a organização dos estudantes deixaram a psicóloga Ana Carolina muito estimulada "Se cada um saísse daqui com pelo menos uma reflexão em mente, nosso objetivo teria sido alcançado. Mas acredito que conseguimos ir, todos juntos, muito além. Contribuí e aprendi muito com cada um que se abriu, que se expressou, foi uma troca que vai permanecer marcada em minha trajetória profissional”, revelou ela. 

A organização da Roda de Conversa com o tema sobre saúde mental aconteceu a partir de encontros entre Centros Acadêmicos  dos cursos de Licenciatura em Geografia, Matemática, Letras, do Tecnólogo em Design Gráfico e do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Encerrado o encontro, muitos participantes procuraram as duas profissionais para saber mais sobre a terapia e pedir indicação de profissionais, o que mostra os primeiros efeitos desse momento especial.