CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Acolhida

Roda de música promove integração entre calouros e estudantes com cursos iniciados

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 14/06/2016 14h56, última modificação 14/06/2016 14h56
No começo eles chegam, pegam uma cadeira e apenas ouvem. Logo alguém canta um sucesso do momento e todos curtem juntos como velhos parceiros.
O sarau foi organizado próximo da entrada dos estudantes.

No segundo dia de aula na nova escola, estudantes que iniciam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio chegam ainda intimidados pelo ambiente novo e pela quantidade de colegas, na maioria das vezes bem maior que de suas escolas de origem. Mas está rolando um som bacana em uma das quadras cobertas e o convite para chegar e se enturmar sai na poderosa caixa de som da Multimídia. Pronto, está dado o primeiro passo da proposta de integrar novos e 'velhos' estudantes por meio de um sarau.

Um menino com voz agradável e bem colocada assume o microfone e canta algo que parece ser conhecido de todos. Qual é a música? "Que sorte a nossa", de Matheus Cauã. Outro menino levanta e divide o microfone com o colega e, nesse momento, que diferença faz quem está chegando agora e quem está a mais tempo? Todos cantam, riem, se olham com uma neo cumplicidade que jamais será esquecida.

- Acho que todas as escolas deviam dar oportunidade de todos os alunos mostrarem o talento deles e ficarem mais unidos, por meio da arte, por meio da música - opina Amanda Rodrigues, 15, ingressante no Curso Técnico de Edificações.  

- O modo de ensino é totalmente diferente a gente está acostumado  com uma coisa fechada, quadrada, de uma escola estadual, de uma escola municipal, a gente não está acostumado com essa grandeza toda, quando chega aqui. Algumas pessoas ficam até inibidas quando chegam, mas eu tô aprovando muito - comenta Guilherme Andrade, também estudante iniciante de Edificações. 

Com a greve de 2015, que durou cerca de três meses, o calendário do Instituto ficou diferente do convencional e na segunda-feira, 13, o ano letivo de 2016 iniciou com a já tradicional acolhida aos novos estudantes. A gestão do campus fez encontros com a 'calourada' durante o dia e no turno da noite. O diretor geral e os de área revesaram-se nas boas vindas e troca de informações. Assim, gente como Ruan Matheus, 16, do time dos mais tímidos, pode se inteirar do como e quando se inscrever para benefícios como os auxílios alimentação e transporte.  

Ingressante em Eletrotécnica, ele já tem o futuro planejado: "Pretendo fazer a faculdade aqui de engenharia elétrica, terminando o curso". Ruan teve contato com o campus apenas no dia em que fez a prova de seleção, mas com o tour guiado por professores/coordenadores de cursos pelas instalações, como  salas de aula, laboratórios e coordenações, sustenta um confiante "já conheço tudo". Vamos ver.  

O sarau foi organizado em parceria do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (GENP) com a Curadoria de Arte e Educação e a Coordenação de Multimídia. Desenhos, copinhos descartáveis iluminados por Leds deram o tom artístico do cenário para a roda de música. Nesta terça-feira, 14, e na quinta, 16, os estudantes vão escolher que atividades de arte-educação vão fazer em paralelo aos conhecimentos acadêmicos dos cursos. Teatro, música (violão), desenho e dança criativa estão entre as opções. 

Antonio Barros - Comunicação Social do Campus Campos Centro