CAMPUS CAMPOS CENTRO

110 Anos

Saiu o resultado do Concurso de selo em comemoração aos 110 anos de Escola de Aprendizes Artífices

por Comunicação Social do Campus Centro publicado 12/03/2019 19h22, última modificação 13/03/2019 18h38
A cerimônia de premiação ocorreu no pátio do campus nesta segunda-feira, 11.

O aluno do curso de Design Gráfico, Matheus Barcelos, criador do selo vencedor.

O selo vencedor que marca a comemoração dos 110 anos do IFF é da autoria de Matheus Barcelos, 5º período do Design, e poderá ser utilizado nos materiais de divulgação institucional e demais objetos como medalhas comemorativas, placas, entre outros, pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro durante o ano de 2019. A cerimônia de abertura contou com tambores da Torcida Jovem IFF (TJI), e com a participação do diretor geral do campus, Carlos Alberto Henriques, que parabenizou o empenho do ganhador e dos demais estudantes que concorreram no concurso.

Matheus conta que seu critério de criação foi unir todos os símbolos que o instituto teve até então:

- Juntei todos os três símbolos que o instituto já teve, desde a Escola Técnica Federal de Campos, o Cefet (que inclusive foi feito por um professor nosso) e também do IFF atual. Eu uni os três numa só pra sintetizar os 110 anos que a gente tem. A ideia é mostrar a história através das três passagens de identidade visual que o IFF já teve, e que estão ali presentes.

O professor de design e presidente da comissão pró-memória do IFF, Leonardo Vasconcellos Silva, elogiou o trabalho: "O Matheus foi muito feliz na escolha e execução da ideia. O símbolo é extremamente interessante e bastante significativo, porque ele atende as três etapas mais recentes do IFF. Os momentos anteriores, da Escola Técnica de Campos e Escola de Aprendizes e Artífices, não tivemos nenhuma marca ou logotipo que identifique a instituição nesses períodos", lembra ele.

Para Aline Portilho, coordenadora de Arte e Cultura, "o selo é fundamental porque iremos daqui a alguns anos poder olhar para essa imagem e entender que nos mobilizamos no ano de 2019, que lembramos da nossa memória e que nós pensaremos o nosso presente e o nosso futuro relembrando o passado".

O concurso foi promovido pela Coordenação de Cultura, Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do IFFluminense campus Campos Centro e o Centro de Memória Nilo Peçanha e compõe a agenda de comemorações Escola de Aprendizes Artífices - 110 anos, que se estenderá por todo o ano.