CAMPUS CAMPOS CENTRO

Pós-Graduação

Terminam no domingo inscrições para o Mestrado Profissional em Arquitetura do IFF

por Comunicação Social do Campos Centro publicado 28/05/2019 17h30, última modificação 29/05/2019 14h16
Graduados em Arquitetura e Urbanismo ou em cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra podem se inscrever pelo endereço www.inscricoes.iff.edu.br.

As inscrições da primeira edição do curso de Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias do Instituto Federal Fluminense podem ser feitas até o próximo domingo, 02 de junho, por meio do endereço www.inscricoes.iff.edu.br.

Para concorrer a uma das 15 vagas oferecidas pelo mestrado, o candidato precisa possuir diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica) reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em Arquitetura e Urbanismo ou de cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra. A taxa de inscrição é de R$ 60 cujo pagamento poderá feito no Banco do Brasil.

O processo seletivo será constituído de três fases obrigatórias, todas de caráter classificatório e eliminatório: prova de conhecimentos específicos, a ser aplicada no dia 16 de junho; análise dos documentos e análise de currículo, com a entrega da documentação no período de 08 a 25 de julho; e análise da proposta de estudo e arguição oral, de 12 a 17 de agosto. O resultado final está previsto para o dia 05 de setembro, com o início das aulas em 17 de setembro.

As disciplinas serão dadas trimestralmente, nas terças e quartas-feiras, podendo ocorrer nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, no IFF Campus Campos-Centro. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no portal de seleções do IFF. O candidato que apresentar dúvidas relacionadas às inscrições poderá enviar email para: propei.dpg.reitoria@iff.edu.br

O curso oferece 15 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Tecnologia, concepção e análise; e Tecnologia, gestão e produção. De acordo com a coordenadora de Pós-Gradução do IFF Campos Centro, Danielly Cozer, “a primeira linha está mais focada no desenvolvimento e na análise do ambiente construído, considerando o desempenho ambiental, funcional, tecnológico e estético da proposta e sua relação com o usuário."

Já a segunda linha de pesquisa dá ênfase à gestão e a um planejamento mais amplo do espaço, abordando questões políticas, socioculturais e ambientais, segundo a coordenadora.

Primeiro - O curso foi aprovado em outubro de 2018, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e está sendo formada a primeira turma.

“Na região, temos alguns cursos de Mestrado para Planejamento Urbano, mas na área de Arquitetura e Urbanismo somos o primeiro. Temos a expectativa de atender toda a região Norte e Noroeste Fluminense e até um pouco fora daqui, porque tem um viés diferente por ser um mestrado profissional, então visa a uma aplicação mais prática da ciência do que é desenvolvido dentro da universidade”, diz Danielly Cozer.

A coordenadora ainda compartilha sua perspectiva sobre o compromisso do curso na formação de profissionais: “O objetivo principal é capacitar o profissional para desenvolver tecnologias – ou seja, instrumentos, métodos e técnicas – que sejam capazes de lidar com as atuais e futuras problemáticas urbanas e regionais, advindas do próprio crescimento urbano. Abordamos então assentamentos precários, problemas de mobilidade, desastres ambientais, implementação de grandes empreendimentos urbanos, etc. Temos que trabalhar com um planejamento de médio a longo prazo.”