CAMPUS CAMPOS CENTRO

Exposição

Trabalhos de participantes da Oficina de Pintura podem ser vistos no Espaço Raul Linhares

por Comunicação Social publicado 29/03/2016 19h04, última modificação 29/03/2016 19h04
Mostra reúne pinturas e desenhos criados por artistas a partir do tema Mulher. Aberta na segunda-feira, 28/03 ele poderá ser visitada até 8 de abril.
Estudante do ensino médio aprecia um dos trabalhos.

Um dia por ano é internacionalmente dedicado à mulher, 8 de março, mas até  oito de abril o universo feminino dominará o Espaço Cultural Raul David Linhares. A mostra tem a participação de estudantes de áreas afins com as artes plásticas, como arquitetura e design gráfico e também graduandos das engenharias e cursos tecnológicos. E não há surpresa nenhuma nessa mescla, pois a interação que não é limitada por idade e afinidades faz parte da proposta da oficina, criada há cerca de 10 anos no campus pela artista e servidora Mara Amaral e seus parceiros.

Um deles é o bolsista Thiago Mello, aluno do curso de Tecnólogo em Sistemas de Informação, o mais longevo participante entre os estudantes do IFF. Thiago iniciou cursando o ensino médio em 2011, num período em que Mara assumiu turmas na disciplina de Artes. Além de participar da mostra com um trabalho, ele em breve fará seu primeiro vernissage no Shopping Boulevard a partir de 02/04. Ambos afirmam que nas aulas, o ambiente é colaborativo: "um ajuda o outro", comenta Mara. "Não tem separação de turmas", acrescenta Thiago.

Os 15 cavaletes instalados na última sala de um corredor do Bloco B do campus delimitam o número máximo de alunos que compartilham com Mara o crescimento nas artes plástica. No começo, o mote era Estou Aqui, depois Posso Fazer e por fim Eu Consegui. Pensou-se em outros, mas prevalece o crer que pode para acreditar e fazer. No ano passado, a oficina teve 135 participantes. Como o trabalho é desenvolvido respeitando-se as individualidades criativas, a professora precisa dar atenção a cada um, sempre começando do zero a cada nova tela visualizada, o que a deixa extenuada.

As aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira em vários horários. "Essa sala é pulsante, não tem dia que não tenha aula. É uma sala viva!", comenta Mara. Pela beleza das formas e cores apresentadas na mostra dos trabalhos em Mulher, o esforço dos oficineiros está muito bem compensado.

Mais sobre a Oficina de Pintura