CAMPUS CAMPOS CENTRO

Projeto

Viaje na Leitura leva à rodoviária distrital de Campos dos Goytacazes música e leitura

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/08/2016 18h46, última modificação 29/08/2016 12h00
A cada mês, estudantes que integram o projeto e seus convidados oferecem ao público boa música e a oportunidade de tomar livros emprestados.
Momento musical do projeto.

Estudantes da Licenciatura em Letras participam do projeto Viaje na Leitura

Salva vidas aposentado e forrozeiro de toda boa hora, seu Walter Gomes, 67, campista que reside na praia de Grussaí, em São João da Barra, conta que onde tem música, para e pede uma cerveja. Na manhã da sexta-feira, 26/08, ele manteve-se sentado na cadeira dos passageiros que aguardam partida na rodoviária distrital Roberto Silveira. Cerveja não teve, mas mesmo assim, seu Walter comentou: "tá valendo à pena, com certeza!". O motivo de sua alegria é o canto afinado e as poesias apresentados por estudantes da Licenciatura em Letras do Campus Campos Centro do IFFluminense.

A iniciativa, cuja proposta é estar no local mensalmente, é do projeto de extensão Viaje na Leitura. Além de cantar e homenagear poetas com Mário Quintana, o nome da vez nessa sexta-feira, os integrantes do projeto disponibilizam livros para quem está no local ou por ele passa. De  forma direta e simples, a pessoa retira o livro escolhido e leva consigo para trazer em nova data de apresentação do Viajando.

Estudante do ensino médio da Escola Estadual Maria Isabel Araújo, em Venda Nova, setor Norte do município, Silas Gonçalves Silva se interessou pelas obras O Sorteado, do campista Waldir de Carvalho e Crepúsculo, da americana Stephenie Myers. Silas viu o filme e agora poderá ler a obra que o inspirou.

- Acho que é interessante que a gente traga de volta para compartilhar a leitura com outras pessoas - opina ele.

De fato, essa é a essência do projeto, a multiplicação da leitura. Na abertura da apresentação, a estudante Luiza Barreto, do quarto período da Licenciatura em Letras, pediu para que as pessoas ficassem à vontade para pegar livros, mas que também é importante a doação: "é importante que vocês doem o que não leem mais porque nosso projeto é sustentado por doações".

O gaúcho Mário Quintana foi o poeta homenageado neste mês de agosto e a aluna Anna Carolina Baur, do sexto período, leu poemas do autor. Coordenado pela servidora Cláudia Herrera, o projeto visa estimular o hábito da leitura e o compartilhamento de textos.

- O projeto está sendo elaborado pensando-se em atender uma clientela que em sua maioria possui baixo poder aquisitivo, que é usuária da rodoviária como ponto de chegada ou de partida para as localidades do interior do município e que geralmente ficam um tempo ocioso aguardando o horário de seu transporte - explica Herrera.

De passagem pelo local, o despachante Adriano Pires, de Vila Nova, distrito do setor norte de Campos dos Goytacazes aprova: "muito bom! Incentiva a pessoa a sair de coisas ruins".

Antonio Barros - Comunicação Social do Campus Campos Centro