CAMPUS CAMPOS CENTRO

Teatro e vida

Visita a prédio centenário leva estudantes a refletirem sobre encontro de gerações

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/02/2019 14h50, última modificação 27/02/2019 14h50
Atividade desenvolvida em aulas de teatro visa amadurecer e despertar a criatividade dos alunos.
Encontro de Gerações

Vestidos como jovens da década de 1940, estudantes conversam sobre tema proposto.

A visita foi conduzida pelo professor do ensino médio técnico e de licenciaturas, Glauber Abreu. Tendo como cenário e referência a Casa de Cultura Villa Maria, uma construção histórica datada de 1918, localizada em frente à Praça Barão do Rio Branco, fez-se uma reflexão sobre a passagem do tempo e o embate de gerações.

Para dar suporte à proposta, foram produzidas imagens em vídeo a partir dos celulares dos próprios estudantes "estimulando o desenvolvimento de seu pensamento criativo e experimentando, na prática, alguns aspectos discutidos em sala de aula", destaca o professor. Enriquecendo a experiência, parte da turma se caracterizou ao estilo da década de 1940 e a outra vestiu as roupas do cotidiano, fazendo com que a edificação histórica se transformasse no principal elo de ligação entre o presente e o passado.

A atividade fez parte das aulas de teatro das turmas dos cursos de Edificações 102 e Mecânica 102. Ao longo do último semestre, foram realizados jogos teatrais, assistiu-se e analisou-se filmes, havendo ainda a produção de textos autorais de caráter poético. As turmas também debateram sobre os rumos e os desafios da própria geração.