CAMPUS CAMPOS CENTRO

Acolhida

Novos alunos são recebidos por diretores e coordenadores do Campos Centro

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/04/2019 15h40, última modificação 29/04/2019 12h44
A programação de acolhida aos novos alunos se estendeu pelos três turnos de atividades, sendo destinada a estudantes dos cursos técnicos, tecnológicos e do ensino superior.
Acolhida aos novos alunos

Formada por estudantes do campus, a Orquestra de Violões abriu os trabalhos (Foto: Letícia Cunha)

A programação de acolhida aos novos alunos foi iniciada com música oferecida pela Orquestra de Violões do Campus Campos Centro do IFF. Depois, os novos estudantes puderam conhecer o diretor geral do campus, Carlos Alberto Henriques, diretores de áreas acadêmicas diversas e também os coordenadores de cursos, que os apresentaram a estrutura de cada curso com vagas oferecidas no processo seletivo e vestibular para a 2019.1 (início de semestre).

Carlos Alberto parabenizou os novos alunos pela conquista da vaga e destacou alguns temas relacionados à convivência com a escola. Um deles é o incentivo às atividades extracurriculares. O campus trabalha com a pesquisa, extensão, arte e cultura. "Costumamos falar que esta é uma escola de formação. Vocês entram e nós formamos vocês. Temos essa responsabilidade de que vocês, ao saírem daqui, se tornem cidadãos cada vez melhores".

Manual do Estudante - O diretor explicou que o Campus Campos Centro é uma comunidade que tem 14 diretores e cerca de 7500 pessoas entre alunos, professores, servidores e terceirizados. Usando a Orquestra como exemplo, ele falou sobre a possibilidade de o aluno obter uma bolsa para participar das várias atividades oferecidas.

Ao falar sobre direitos e responsabilidades, o diretor geral destacou a importância do Manual do Estudante: "É importante vocês lerem o Manual do Estudante, o Código de Convivência fala sobre os deveres e os direitos que o alunos têm na escola. É bom vocês ficarem por dentro. Muitas vezes o aluno não lê. Mas é importante, para que vocês não tenham surpresas e para saberem como funciona a escola".

Em sua fala para os novos alunos, Carlos Alberto também enfatizou que "é expressamente proibido fumar dentro da escola, no manual está escrito isso. Bebida alcoólica, nem pensar! Isso é uma questão de saúde. A gente tem preocupação com o jovem que está formando! O jovem tem de estar ciente, desde o começo, do que é bom e é ruim para ele".

Apoio - Carlos Alberto deixou os estudantes muito à vontade para procurarem a direção geral e outras diretorias. No contato direto com os diretores e coordenadores presentes na acolhida, os alunos passaram a identificar quem são os gestores. O diretor também falou sobre as dificuldades que muitos novos alunos encontram na escola: "A gente sabe que tudo na vida tem obstáculos e muitas das vezes acabamos até desistindo. Não desistam! Qualquer dificuldade que vocês tiverem nessa escola, procurem um apoio. Principalmente na nossa assistência estudantil. Nossa ideia é diminuir cada vez mais o que chamamos de evasão - o aluno deixando a escola".

Aprender com o IFF - A diretora da Gestão Acadêmica, Aline Pires de Vasconcelos, falou sobre o Registro Acadêmico, a entrega das carteiras de estudantes e sobre a Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico. Ela aconselhou os alunos a ficarem atentos aos editais. A diretora da Diretoria da Educação Básica e Profissional, Cláudia Barroso,  teve reunião à tarde com estudantes do ensino técnico integrado ao médio em que abordou várias questões acadêmicas, como frequência, avaliação, sistema de aprovação, dependência, entre outros.

Os novos alunos assistiram a um vídeo institucional e puderam ter uma ideia sobre como funcionam as diretorias, as bolsas, os auxílios e a infraestrutura, como a biblioteca e o micródromo - espaço com dezenas de microcomputadores com acesso à internet e impressão de documentos. Thiago Freitas é um dos novos alunos que ingressa no Curso Técnico de Mecânica. Seu interesse pela instituição tem referência, o pai, que é ex-aluno e com quem aprendeu sobre o IFF: “Você ter que fazer uma prova para entrar aqui, isso já mostra a força que a instituição tem. É o IFF, uma instituição de ensino muito grande e acho que vou aprender bastante com ela”, comenta Thiago.