CAMPUS CAMPOS CENTRO

Coordenação do NAPNE – Núcleo De Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas

   Oferece acompanhamento e apoio a estudantes que apresentem necessidades educacionais específicas (deficiência visual, auditiva, física ou mental), visando minimizar as dificuldades encontradas na adaptação e aprendizagem desses estudantes.

Aborda como Atividades de Ensino:

Apoio aos professores (minicursos para adaptação de material didático, orientação).
Aulas de reforço, com material didático adaptado, nas disciplinas de matemática, física, química, biologia, inglês, eletrônica digital e informática com monitores e bolsistas dos cursos de licenciatura e cursos superiores.
Apoio aos alunos nas salas de aula.
Apoio aos alunos na realização de provas e outras atividades acadêmicas em sala especial, quando necessário.
Adaptação de material didático para alunos com baixa visão e cegos.
Participação nos processos seletivos (entrevistas c/ candidatos com necessidades educacionais especiais, adaptação de provas, orientação de fiscais e ledores).

Oferece Atividades de Pesquisa:

Pesquisa em Educação Inclusiva com Ênfase em Ciências da Natureza e Matemática: Elaboração de Material Didático Especializado e Formação Continuada de Professores. Tecnologias da Informação: Elaboração de Materiais Didáticos Especializados para Alunos com Deficiência Visual.

Oferta nas Atividades de Extensão:

Biblioteca Acessível.

Confecção de Mapas Táteis e Sua Aplicação no Ensino de História e Geografia. Produção e aplicação de materiais didáticos para alunos com deficiência visual. Produção de Material Didático em Áudio Para Alunos com Deficiência Visual. Inclusão Digital de Pessoas Com Deficiência Visual. Exposição Tridimensional: Uma Proposta de Ensino Inclusivo de Ciências.

Outras Ações:

Curso de Braille
Curso de LIBRAS
BRH Acessível

   Tem como objetivo, o desenvolvimento de ações que visem ao apoio neuro psicopedagógico aos estudantes do campus com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem, acolhendo-os em suas múltiplas necessidades, com vistas a sua permanência no ambiente escolar. O projeto conta com equipe de especialistas nas áreas de psicopedagogia, psicologia, terapia cognitiva comportamental, psiquiatria, fonoaudiologia, além de profissional de serviço social. A equipe é formada ainda por estagiária de serviço social, bolsista de apoio tecnológico e monitores.

 Servidores com seus cargos e matrícula SIAPE:

Coordenadora: Sirley Brandão dos Santos – Docente – 6269183

Diogo Henriques Cabral - Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais – 2163972

Estevam Faria Sá -Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais - 2995003

Ivanisy da Silva Amaral Capdeville -Técnico em Assuntos Educacionais - 1787267

Odila Maria Ferreira Mansur –Pedagoga - 1527169

Reginaldo Ferreira da Silva -Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais - 2720599

 Contato: Sala 29, Bloco A – telefone 2726-2841

Horários de funcionamento: 2ª a 6ª das 8h às 22h