CAMPUS CAMPOS GUARUS

Evento

Alunos de Licenciatura em Música apresentam Projeto Sala de Música no IFF Guarus.

por Comunicação Social do Campus Campos Guarus publicado 10/07/2019 17h10, última modificação 12/07/2019 15h54
O objetivo do projeto "Sala de Música" foi levar arte e cultura para os alunos da Rede Municipal de Ensino, realizando atividades de musicalização e apreciação musical.

A quinta edição do projeto Sala de Música foi realizada no dia 03 de julho, no auditório do Bloco D do Campus Campos Guarus e contou com a participação de 120 alunos da Rede Pública Municipal, em uma parceria com a Coordenação de Arte da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campos (SMECE). Nesta edição, o projeto contou com a coordenação do professor Charles Vianna e direção musical da professora Beth Rocha.

Durante o evento, realizado pelos alunos do 3.º período do Curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus, os estudantes das escolas municipais Albertina Azeredo Venâncio, CIEP Custódio Siqueira e as crianças da Casa de Acolhimento “Aconchego”, além de assistirem a uma apresentação musical, participaram de atividades pedagógicas musicais com bexigas (bolas de soprar), formando uma orquestra de bexigas, e de violão executando pela primeira vez em contato com o instrumento o tema da “Nona Sinfonia”, de Beethoven.

As atividades da Sala de Música incluíram um grupo instrumental e vocal formado por oito cantores, entre solistas e backing vocal, violinos, trompete, violões, guitarra, contrabaixo, bateria, percussão, teclados, zabumba e triângulo. Com repertório da música brasileira que perpassa o universo cultural dessa faixa etária, com arranjos criados pelos músicos, as crianças cantaram ao som dessas canções.

O objetivo do projeto "Sala de Música" é levar arte e cultura para os alunos da Rede Municipal de Ensino, realizando atividades de musicalização e apreciação musical.

“Como professora da disciplina do Curso de Licenciatura em Música que elaborou o processo de produção artística e pedagógico, sinto-me feliz por ver nossos futuros professores de Música realizarem com tanta qualidade, dedicação e afeto todo esse trabalho. Contemplar o brilho no olhar dessas crianças foi nossa maior realização. Em tempos em que o país sofre com tanto descaso pela educação, o Curso de Licenciatura em Música, com alunos e professores resistem, enquanto cantam: há paraíso na terra!”, destaca Beth Rocha, professora do curso.

“O projeto sala de música garante aos alunos da rede municipal uma oportunidade de vivenciar a educação musical de forma ativa, ampliando sua percepção estética ao fazer musical e despertando o interesse para as diversas práticas artísticas”, destaca Sarah Pereira, coordenadora de Artes da SMECE.

O projeto foi criado em 2016 pelo professor da Licenciatura em Música, Charles Vianna, e somando suas cinco edições já realizou 13 apresentações musicais, totalizando 1.600 alunos atendidos.

“O projeto tem o objetivo de preparar os futuros professores de música para atuarem nas escolas com projetos de educação musical, visando à formação completa do professor, bem como, oportunizar aos alunos das escolas públicas de Campos, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, contato direto com a música, estimulando o pensamento crítico musical, destacando a existência da mesma em todas as culturas humanas e evidenciando a singularidade desta arte”, destaca o professor Charles Vianna.