CAMPUS CAMPOS GUARUS

Alunos participam da XV Jornada Científica

por admin publicado 18/12/2013 10h50, última modificação 15/12/2017 14h58
Trabalhos do Projeto Jovens Talentos da Ciência, realizados pelo campus Guarus, foram apresentados no evento.

campus Campos-Guarus participou, entre os dias 10 a 12 de Dezembro, da XV Jornada Científica do Programa Jovens Talentos para a Ciência, da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) em parceria com o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), que sediou o evento em Teresópolis.

Dos projetos desenvolvidos no campus, foram selecionados para o evento os projetos 'Álgebra Linear com Aplicações para o Ensino Médio' e 'Implementação da Lei 11.769 nas Instituições Públicas', coordenados pelos Professores André Velasco e Saulo Nascimento, respectivamente, culminando na apresentação oral, feita de forma brilhante pelos nossos Jovens Talentos Priscila Victorino, Izabel de Almeida e Yan Damasceno, Marina Barros e Ellen Cantarino.

"Levar esses alunos para participar do evento mostra que estamos, de fato, conseguindo valorizar os talentos que temos no nosso campus Campos-Guarus, e que eles estão sabendo aproveitar as inúmeras e variadas ações que extrapolam a sala de aula", disse o professor Saulo Nascimento.

O Programa Jovens Talentos, de pré-iniciação científica, é destinado a estudantes do ensino médio e técnico da rede pública estadual de educação. Lançado em 1999 por iniciativa da FAPERJ, o programa conta, desde 18 de julho de 2003, com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/MCT) no âmbito do programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, e sua execução é de responsabilidade do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O Programa tem por objetivo selecionar estudantes com grande interesse pela ciência e potencial para atuar em pesquisa científica; estimular a formação dos estudantes, criando possibilidade de identificar novos quadros para atuação profissional no campo do saber científico; contribuir para a difusão dos conhecimentos científicos, desmitificando a ciência e articulando pesquisa e ensino.