CAMPUS CAMPOS GUARUS

Diversidade

Campus Guarus promove evento sobre Gênero e Sociedade

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/08/2017 12h15, última modificação 10/08/2017 09h51
Promovido pelo Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis), o evento será realizado no dia 10 de agosto.
Campus Guarus promove evento sobre Gênero e Sociedade

Com o tema “Gênero e Sociedade: da Construção Social aos Direitos Humanos”, o evento será aberto às 9h, no auditório do IFF Campus Campos Guarus, com a apresentação do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade, e a exibição de um vídeo mostrando o cenário de vulnerabilidade e discriminação aos LGBTQIA+ e as interferências das construções histórica e social das minorias sexuais.

O grupo Kab\i/de - Mulheres Negras trará a importância do posicionamento da mulher em Campos dos Goytacazes, travando questões de ser mulher, preta e lésbica, e os enfrentamentos diários com o cenário machista e opressor.

A programação segue com Fael, militante da causa, que vai tratar de questões como “Direitos locais para minorias sexuais e pessoas trans de Campos dos Goytacazes”, além de trazer informações sobre a militância LGBTQIA+ e direitos assegurados no campo simbólico e efetivo atualmente.

Além das diversas palestras e rodas de conversa o evento contará ainda com oficina de cartazes, às 13h, e apresentação do Cinedebate, às 19h, com a exibição do filme “Bichas”, que fala de amor próprio e da importância em desconstruir o efeito negativo do termo.

De acordo com Bruno Ribeiro, coordenador do Nugedis, a ideia de criação do núcleo surgiu no ano de 2016 quando um grupo de discentes e servidores promoveram algumas atividades de intervenção na escola, espalhando cartazes sobre Diversidade, Pluralidade, Respeito e Amor. “Havia a necessidade de tocar nesses assuntos, uma vez que os estudantes já vinham relatando casos de violência sistêmica e situações de preconceito, de um modo geral”, conta Bruno.

O coordenador acrescenta que, em julho de 2016, a comunidade escolar, então, reuniu-se para tratar dessas pautas. “Pensamos em criar um Grupo de Trabalho para estudar temas como Sexualidade, Direitos Humanos, Gênero e DST/Aids. Mas havia a necessidade de formalização da iniciativa, o que só veio acontecer neste ano, por meio do Edital N.º 59 de 2017, que instituía os Núcleos de Gêneros em todos os campi do IFFluminense, uma iniciativa salutar promovida pela instituição, reconhecendo a importância dessas pautas para um ambiente mais democrático, plural e equânime”, destaca Bruno.

O Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade do Campus Campos Guarus é o primeiro do campus,  que completa 10 anos esse ano.

Veja, abaixo, a programação completa do evento:

Programação do evento do Nugedis do Campus Guarus