CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Parceria

Campus Guarus sedia 10.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

por Juliana Lima Gomes Cardoso publicado 10/04/2017 00h00, última modificação 10/04/2017 15h47
O evento, considerado um dos maiores de divulgação da astronomia no Brasil, contou com palestras, mini-cursos, oficinas, observação do céu, exposições e atividades culturais.
Campus Guarus sedia 10º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

O Diretor-geral do campus, Christiano Leal, saudou os participantes do evento

 O Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF) sediou o  10.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica nos dias 07 e 08 de abril de 2017. A abertura do evento, realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, aconteceu no dia 06 de abril, no Teatro Municipal Trianon.

 Entre os convidados, estavam o Dr. David Levy, um dos mais famosos astrônomos do mundo, co-descobridor do cometa Schoemaker-Levy que colidiu com Júpiter e escritor de vários livros e artigos; Dra. Rosaly Lopes, brasileira cientista da NASA e maior especialista em vulcões do mudo; Dr. Patrick Miller, diretor e fundador da Campanha Internacional de Busca de Asteroides (IASC); Yuri Beletsky, bielo-russo e um dos mais famosos astrofotógrafos do mundo; Dr. Claudio Melo, diretor científico do ESO no Chile; entre outros destaques na área.

 O evento contou também com uma Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Campos dos Goytacazes, para homenagear dois alunos da rede municipal de ensino que se destacaram em concurso de redação promovido pela Nasa.

 À frente do Clube de Astronomia Louis Cruls, que esse ano completa 21 anos de fundação, o professor Marcelo de Oliveira comentou sobre o evento: "O público mais uma vez foi sensacional, a partir desse encontro vamos expandir nossas parcerias na busca de asteroides para mais escolas da cidade e desenvolver novos projetos de pesquisa em outras áreas, em parceria com a NASA. Para se ter uma ideia, no último ano, os alunos de Campos descobriram 218 asteroides", comentou Marcelo.

 Entusiasta na área, o diretor-geral do Campus Campos Guarus  do IFF, Christiano Leal, comemorou a parceria e ressaltou a importância do evento para a instituição. "Este é o sétimo ano que sediamos o encontro e temos aqui no campus um observatório utilizado pelos nossos alunos e servidores. São centenas de pessoas do mundo inteiro que participam todo ano do evento e para o campus é uma excelente chance de mostrarmos nossa instituição e tudo o que oferecemos para a sociedade", disse Christiano.