CAMPUS CAMPOS GUARUS

Comitê de Segurança nas Universidades realiza visita técnica em Guarus

por admin publicado 15/04/2015 15h00, última modificação 15/12/2017 14h58
O encontro teve como objetivo fazer um levantamento das necessidades do campus em relação à segurança em seu entorno, além de propor soluções numa gestão integrada.
A Diretora Geral do campus Guarus, Christiane Rodrigues, recebeu na manhã desta quarta, dia 15 de Abril, para a Visita Técnica do Comitê de Segurança nas Universidades, a Chefe do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e Coordenadora do grupo de trabalho, Suellen Souza, o Analista Criminal da Polícia Militar, Leandro Vicente, o Sub-comandante da Guarda Civil Municipal, Luis Augusto da Silva, o Coordenador de Monitoramento e Segurança Eletrônica da Cidade, Movan Manhães, e os representantes do Centro de Referência em Tecnologia do IFF, Lionel Mota e Ramon Ferreira, que estão implementando cursos de capacitação, inclusive em Segurança Pública, para a comunidade. O Diretor Geral do campus Centro, Jefferson Azevedo, que também já recebeu a visita técnica em seu campus, esteve presente no encontro.

O Analista Criminal da PMERJ, Leandro Vicente, apresentou o Corredor de Segurança do entorno do campus Guarus, feito baseado na Mancha Criminal da área, com detalhamento do crime e da vítima, horário de maior incidência e a ligação direta dos registros com escolas e universidades. "É muito importante para nós que a vítima faça a ocorrência, já que é através dela que detalhamos a mancha criminal da área e analisamos o Corredor de Segurança para o melhor acesso da população ao campus", disse o analista.

Todas as ações do Comitê estarão presentes numa cartilha, elaborada em conjunto com as representações, que será distribuída aos estudantes e servidores do campus. "As ações conjuntas vão desde poda de árvores, iluminação pública, monitoramento da vias de acesso, canais de ouvidoria e aumento de efetivo, tanto da Polícia Militar, quanto da Guarda Civil Municipal. Na cartilha teremos a apresentação do Corredor de Segurança, dentre outras informações como posturas preventivas e pós ocorrência de crime.", Explicou a Coordenadora da visita, Suellen de Souza.

No campus Guarus, as reivindicações por uma melhor segurança em seu entorno são antigas. "Acredito que agora, com essas ações em conjunto, teremos mais segurança para nossos alunos, servidores e comunidade que estão todos os dias no nosso campus. Com as parcerias propostas nessa visita, vamos poder dar uma melhor orientação aos nossos alunos e servidores, afim de diminuir as incidências, principalmente de assalto.", disse a Diretora Geral Christiane Rodrigues.