CAMPUS CAMPOS GUARUS

Empreendedorismo e Mercado de Trabalho marca semana de eventos no campus Guarus

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/08/2016 17h25, última modificação 18/08/2016 15h24
Após dois dias de palestras, oficinas e debates, o I Workshop sobre Empreendedorismo e Mercado de Trabalho foi encerrado na noite desta quarta-feira (16).

Estudantes, gestores e comunidade externa participaram do evento.

O evento foi iniciado na noite desta terça-feira, 15 de agosto, no Auditório Roberto Jorge de Faria, no Campus Campos Guarus. Após a apresentação de abertura, realizada com o Conjunto de Cordas Dedilhadas organizado pelo professor da Licenciatura em Música, Adler dos Santos Tatagiba, foi iniciado o ciclo de palestras, que abordou os temas Motivação e Panorama nacional e regional do mercado de trabalho.

Na quarta-feira (16), pela manhã, diversas oficinas marcaram as atividades do campus e trataram da formação profissional e o mercado de trabalho, relacionando essa discussão com os cursos técnicos e superiores ofertados pelo campus. À tarde, o empreendedorismo entrou em foco, e a palestra ministrada pela consultora de empresas do Sebrae Ana Paula Caputo trouxe discussões sobre como elaborar um orçamento pessoal, entre outros assuntos.

A consultora exibiu um modelo de orçamento pessoal e sugeriu aplicativos que auxiliam no gasto responsável do dinheiro. Segundo Ana Paula, é importante também anotar os gastos e redobrar a atenção com as despesas pequenas que são contínuas, pois "aos poucos, elas consomem muito dinheiro. Um cafezinho no valor de R$ 5,00, consumido por 22 dias, gera o gasto de R$ 110,00, por exemplo, o que já é relevante caso haja outras prioridades financeiras".

Em seguida, realizando o I Encontro de Empresas Juniores do IFFluminense, o diretor de desenvolvimento das empresas juniores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Genival Souza Júnior, compartilhou, por meio de um estudo de caso, a experiência de funcionamento de uma empresa júnior dentro da UFV, destacando sempre que "a empresa júnior, dentro da universidade, é importante para que o estudante, desde a sua formação, aprenda, na prática, a solucionar problemas". O evento foi encerrado às 20h30min, no mesmo auditório onde foi iniciado.

Clique na imagem acima para acessar fotos do evento.

Comunicação Social da Reitoria