CAMPUS CAMPOS GUARUS

Guarus realiza IV Festival de Poesia

por admin publicado 08/12/2014 13h20, última modificação 15/12/2017 14h57
O IV Festival de Poesia – Cazuza e Renato: Os Poetas Estão Vivos! – acontece no dia 09/12 às 16 horas, no auditório Professor Roberto Jorge de Faria, no campus Guarus.

O Festival, organizado pela equipe de Língua Portuguesa do campus Guarus, tem por objetivo, em linhas gerais, promover a integração entre os diversos campi do Instituto Federal Fluminense, entre discentes e servidores, a inserção social, a cultura, sendo consequência desse processo a melhoria da autoestima dos envolvidos com o evento: alunos e servidores.

O incentivo à leitura, a sensibilização de alunos e servidores à arte (música, literatura, teatro) e a integração do campus Guarus à comunidade em que está inserido são também aspectos positivos do evento. A 4ª edição do Festival homenageará os compositores e intérpretes Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, e Renato Manfredini Júnior, nome de batismo de Renato Russo.

Renato Russo, o líder do grupo Legião Urbana, planejou o sucesso na efervescente cena cultural brasileira pós-ditadura militar e Cazuza, jovem burguês, questionava a sua realidade. O tema do IV Festival de Poesia surgiu após o entendimento, por parte do corpo docente e discente, da real necessidade dar um toque mais contemporâneo ao projeto.

“O objetivo maior seria não apenas agradar aos alunos, mas mostrar que a poesia está em todo lugar e os poetas estão próximos de nós, da nossa realidade. O pop rock de Cazuza e Renato Russo influenciou uma geração. Numa época em que as músicas ainda apresentavam uma essência romântico-realista”, disse Aída Ribeiro, professora de Língua Portuguesa e Diretora Geral do Festival de Poesia.

Ao todo 33 poemas concorrerão esse ano:

20 poemas de alunos do campus Campos-Guarus;

3 poemas de servidores do campus Campos-Guarus.

Os outros 10 poemas são do concurso intercampi – alunos e servidores que enviaram e-mail para a Comissão Organizadora para a seleção:

6 poemas de alunos dos demais campi do IFFluminense (Campos-Centro, Bom Jesus, Quissamã e Itaperuna);

4 poemas de servidores de outros campi (Reitoria e Campos-Centro).

“Estamos trabalhando há semanas para o grande dia! O Festival já faz parte do calendário de eventos do campus. Os alunos e servidores esperam o ano todo por esse momento. Somos abordados nos corredores! É gratificante ver esses personagens entusiasmados com a promoção de cultura em sua comunidade escolar. Isso faz a diferença!” disse o diretor de Produção do Festival, Natan Azevedo.

Alunos e servidores trabalham para que o evento aconteça: “Esse ano convidamos a professora Isabela Biancardine do campus Itaperuna para fazer a produção musical do Festival e dirigir os ensaios. Temos mais de 15 alunos e 6 servidores envolvidos com o projeto – sem contar os poetas – ensaiando as músicas semanalmente. Estivemos aqui, inclusive, no sábado fazendo os últimos ajustes nas músicas! Queremos apresentar algo belo para o público.” concluiu Natan.

“O objetivo maior é apresentar à garotada o lirismo de dois jovens que souberam usar o rock como veículo para expor as preocupações com seu tempo e que pelo envolvimento com as drogas e o sexo livre perderam suas vidas tão jovens. Por terem uma vida louca, tiveram uma vida breve”, completou Aída.

O Festival, além da interpretação de músicas e poesias, contará ainda com apresentação da peça – que abrirá o evento – “Uma Palavra Por Outra” – texto de Jean Tardieu e Direção de Nicaulis Conserva e do Coro do IFFluminense campus Guarus.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 08/12/14)