CAMPUS CAMPOS GUARUS

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Guarus > Notícias > IFF Campus Guarus recebe evento da NASA

Notícias

IFF Campus Guarus recebe evento da NASA

Ciência

Equipes vencedoras da competição serão indicadas para etapa global.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/10/2018 11h58, última modificação 25/10/2018 15h08
Exibir carrossel de imagens Participantes da competição NASA Space Apps no Campus Guarus

Participantes da competição NASA Space Apps no Campus Guarus

 A competição Nasa Space Apps aconteceu no IFF Campus Guarus, no dia 21 de outubro. Coordenado pelo professor Marcelo Oliveira, do Clube de Astronomia Louis Cruls, o evento teve como foco o uso de dados da Nasa e a Educação, e recebeu cerca de 40 pessoas, de Campos e outras cidades, entre elas Niterói, Saquarema e São Fidélis.

 Dez equipes foram criadas e tiveram 24 horas para desenvolverem projetos, desde o sábado, dia 20, até o encerramento, na tarde do dia 21. Organizadores, voluntários e mentores de tecnologia estiveram à disposição dos competidores, pessoal e virtualmente. Os participantes receberam créditos para utilizarem serviços virtuais oferecidos pela Google, pela Amazon e pela Microsoft.

 Desafios específicos foram apresentados às equipes, que propuseram, dentro do prazo dado, soluções para resolvê-los. As soluções foram julgadas por um comitê analisando critérios como impacto, criatividade, validade, relevância e apresentação. As equipes vencedoras foram Sirius (Best Use of Science) e (Niflheim). Elas serão indicadas para o julgamento global e criarão um vídeo sobre seus projetos para que os juízes da Nasa selecionem os finalistas globais a partir das centenas de submissões que eles receberão.

 O professor Fernando Carvalho (IFFluminense), integrante do comitê avaliador, comentou: “É fantástico ver como nossos alunos se interessam por ciência e tecnologia. Fiquei muito feliz de ver o interesse, a fibra e determinação dos alunos para enfrentar os desafios e propor soluções aos problemas sugeridos no evento. O evento foi uma excelente oportunidade. Todos os participantes estão de parabéns.”

 Além das vencedoras, destacaram-se também as seguintes equipes: Alpha (Best Mission of Concept), App Rocket Launch (Galactic Impact), Cabruncos (Best Use of Hardware), Make my Art to sell on the Beach (Best Use of Data).

 A respeito da participação dos competidores, Marcelo observou: “Os grupos  envolvidos realizaram um grande esforço em uma longa maratona para desenvolver as suas ideias. Foi possível acompanhar durante o evento a grande motivação dos participantes. As ideias apresentadas pelos grupos poderão ser pontos de partida para a criação de start-ups inovadoras."

 O Space Apps é o hackathon global anual da Nasa que é realizado desde 2012 e corresponde a um programa de incubação de inovações. Somente na edição passada foram realizados 187 eventos e envolveu 25.000 pessoas ao redor do mundo. A Nasa e seus parceiros lançam desafios relacionados a questões atuais, para as quais entusiastas do espaço em todo o mundo podem desenvolver soluções inovadoras.