CAMPUS CAMPOS GUARUS

Meio Ambiente

IFF realiza o 4° Fórum Municipal de Gestão Ambiental e a 1° Feira Municipal de Sustentabilidade

por Comunicação Social do Campus Campos Guarus publicado 05/06/2019 17h50, última modificação 07/06/2019 17h41
Evento reuniu estudantes, profissionais e a comunidade nos dias 04 e 05 de junho, no Campus Guarus.

O IFFluminense Campus Guarus, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, promoveu a 1.ª Feira Municipal de Sustentabilidade e o 4.º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para empresas públicas e privadas de Campos dos Goytacazes, nos dias 04 e 05 de junho. Os eventos visaram à integração, interação e articulação dos estudantes, profissionais e a população para oportunizar a discussão de temas relevantes e inovadores no âmbito da gestão ambiental e sustentabilidade.

A programação foi realizada na Semana Mundial de Meio Ambiente, que é comemorada no período de 30 de maio a 05 de junho, e busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização.

O evento contou com oficinas e minicursos, como oficina de sabão ecológico e detergente (reutilizando óleo vegetal usado), oficina de brinquedos pedagógicos e objetos de decoração (reutilizando materiais recicláveis), oficinas de garrafas decoradas (reutilizando garrafas de vidro), minicurso sobre Sustentabilidade Ambiental, ministrado pelo Projeto Capivara, exposições de práticas sustentáveis e projetos, minicurso sobre Energia Fotovoltaica, Feira Agroecológica, além das mesas-redondas com os temas “O futuro de nossas águas” e  “Energia e as mudanças climáticas globais”.

De acordo com o organizador do evento e professor do Campus Guarus, Rogério Avellar, "este evento constitui um excelente ambiente de interação e discussão para nossos estudantes, gestores públicos e profissionais da área. Ao realizá-lo, juntamente com a Prefeitura, demonstramos que estamos, de fato, preocupados com a sustentabilidade da nossa região e que, somente com a educação ambiental, aplicada aos diversos segmentos da sociedade, vamos conseguir garantir a sobrevivência dos nossos recursos naturais."

Rogério acrescenta que "a administração pública as empresas privadas são agentes indispensáveis para a concretização da realização das políticas ambientais por meio da adoção de instrumentos de gestão capazes de tornar as ações eficientes e, além disto, disseminar o conhecimento, possibilitando assim maior interação entre os diversos segmentos da sociedade para a busca do bem comum".