CAMPUS CAMPOS GUARUS

Mulheres Mil tem início no câmpus Campos-Guarus

por admin publicado 13/03/2012 17h40, última modificação 15/12/2017 14h57
A aula inaugural ocorreu nesta terça-feira, dia 13 de março de 2012, e contou com a participação de cerca de 100 mulheres inscritas no programa do Governo Federal.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do Reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, da Pró-Reitora de Extensão, Paula Bastos, do Diretor Geral do câmpus Guarus, Christiano Carvalho, do Diretor de Extensão do IFF, Gustavo Lopes, da Coordenadora Institucional do Programa Mulheres Mil, Thaís Romano, além das Coordenadoras do Programa no câmpus-Guarus, Josemara Pessanha e Rhena Schuler. A abertura também contou com a presença da professora Nilza Gama, representando a Secretaria Municipal de Educação de Campos.

Em seu discurso, o Reitor ressaltou as mudanças que a Rede Federal têm passado desde 2003. "Ao longo dos anos somos excelência na formação para o trabalho e desenvolvimento econômico do país. Agora estamos no contexto de profundas mudanças, decisões, onde a interiorização da rede federal nos traz novos públicos e novos trabalhos, como o Programa Mulheres Mil, que não é um privilégio, é um direito que estas mulheres têm de estarem inseridas nesta instituição.", disse Luiz Augusto.

Os cursos oferecidos pelo programa no câmpus Guarus estarão voltados para culinária e artesanato, além de disciplinas básicas como produção de texto e introdução básica à informática. "Temos que destacar a integração dentro do Instituto para que o resultado do programa seja excelente. Aproveito para agradecer a todos os professores que estão inseridos no projeto", disse a Pró-Reitora de Extensão do IFF, Paula Bastos.

O Diretor Geral do câmpus Guarus deu as boas-vindas às mulheres inseridas no programa. "Quero dizer que estaremos à disposição para acolhê-las da melhor maneira possível", pontuou Christiano Carvalho

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Era esta a oportunidade que a dona de casa Alvina de Oliveira, 30 anos, mãe de quatro filhos, estava esperando. "Para mim é um sonho estar participando do programa. Com o curso de culinária quero começar a trabalhar em casa mesmo, com encomendas, para ajudar nas despesas da casa", contou a nova estudante.