CAMPUS CAMPOS GUARUS

Negro na atualidade

Neabi realiza mesa-redonda sobre as relações do negro na atualidade

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/06/2016 10h31, última modificação 24/06/2016 09h06
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Campos Guarus realizou, na tarde da última quarta-feira, 22 de junho, a mesa-redonda intitulada “Relações do negro na Atualidade – Estabelecimento a partir de heranças”.
Participantes da Mesa

No primeiro plano, Rômulo da Mata; no plano intermediário, Gustavo Lopes e no terceiro plano, Sérgio Risso.

O evento contou com a participação do mestre em Sociologia Política (Uenf) e servidor do campus Guarus, Rômulo da Mata, do mestre em Políticas Sociais (Uenf) e professor do campus Campos Centro, Sérgio Risso e do diretor de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do IFFluminense, Gustavo Lopes, que além de mediar a mesa-redonda, deu suas contribuições ao debate, vista sua formação na área de história.

Durante sua fala, Sérgio mostrou o projeto realizado pelo Neabi do campus Centro que digitaliza os documentos do Arquivo Público Municipal de Campos, fruto de uma parceria entre o IFFluminense e o Ministério da Cultura (Minc), na qual  o Instituto participa com a infraestrutura necessária e o Minc financia as bolsas dos estudantes envolvidos. “O projeto nasceu de uma preocupação muito grande nossa de garantir o real acesso à informação às pessoas”, destaca o professor, informando que o site do Neabi, contendo os documentos digitalizados, será lançado em breve.  Além disso, apresentou um histórico sobre o escravismo no município de Campos dos Goytacazes, baseado nos mesmos documentos, trabalho que fez parte de sua dissertação de mestrado. “É uma memória que precisa frequentemente ser revisitada e relembrada para que se possa entender as dinâmicas sociais do presente no município”, pontua.

Já Rômulo falou sobre a influência das questões raciais nas relações afetivo-sexuais também tendo como recorte de sua pesquisa o município de Campos dos Goytacazes. O Trabalho também foi realizado durante seu mestrado e, em sua execução, entrevistou diversos casais em que um par é branco e o outro, negro, a fim de investigar como a diferença de raça influencia na escolha do parceiro e como esse tipo  de relação é vista pela sociedade. “Como resultado da pesquisa, pude ver que realmente o amor não está além das questões de cor e raça. As relações inter-raciais afetivo-sexuais são permeadas pelos aspectos relativos à raça e, além disso, tais casais enfrentam preconceitos para vivenciar essas relações”, afirma lembrando-se de um caso real contado por um dos casais entrevistados. “Um dos casais contou que, certa vez, em um shopping, sentaram-se a uma mesa, ao lado de duas senhoras brancas, que instantaneamente mudaram de lugar. Após a mudança, perceberam que aconteceu por conta de eles formarem um casal inter-racial”.

Gustavo Lopes avalia que as questões tratadas na Mesa-redonda são cruciais para a solidariedade nacional dos brasileiros, bem como para a local, no município de Campos. “Estamos muito empolgados com o debate, por poder discutir livremente temas tão relevantes que são tratados, tradicionalmente, de forma acadêmica e científica, mas que acontecem do nosso lado. Esperamos que as ações promovidas pelo Neabi do campusGuarus fomentem outras iniciativas, que já ocorrem em coletivos, de forma mais escondida, mas que devem ser mais notórias”, finaliza.

Comunicação Social da Reitoria