CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

No Dia Mundial do Diabetes, campus Guarus investiga a saúde do servidor

por admin publicado 14/11/2013 10h25, última modificação 15/12/2017 14h57
Os servidores do campus passaram por uma bateria de testes e exames, através do projeto de vigilância para o rastreamento do Diabetes tipo2 (DM2).

O projeto “Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis no IFF Guarus: rastreamento para o DM2”, é desenvolvido pelo Sistema de Pesquisa do IFF e de responsabilidade dos pesquisadores Vanda Thomé, Neila Faber e João Tadeu Filho, e tem como objetivo gerar informações sobre o processo saúde-doença e seus determinantes sociais relativo à comunidade do IFF Guarus.

De acordo com a pesquisadora Vanda Thomé, participando da investigação, o servidor saberá o grau de risco para o DM2 e poderá minimizar os fatores determinantes para o desenvolvimento da doença. “Iniciamos a pesquisa aplicando um instrumento de coleta de dados constando de avaliação de dados antropométricos, pressão arterial, glicemia capilar, inquérito alimentar, prática de atividade física e uso de medicamento, além do histórico familiar com diabetes. Por último, os servidores fizeram uma avaliação bioquímica ampliada, com amostra de sangue em jejum, no próprio campus, feito por laboratório terceirizado, durante os três dias do II Encontro de Indústria.”, contou a pesquisadora Vanda Thomé.

Coleta de Dados

Para a próxima etapa os pesquisadores pretendem, em parceria com o Serviço Médico do campus, fazer um monitoramento dos resultados, com encaminhamento para assistência específica dos servidores que apresentaram alterações no resultado, além de desenvolver atividades de educação-saúde com todos os participantes.

Avaliação bioquímica

Os servidores do campus, receberam com entusiasmo a iniciativa, que poderá ser estendida para toda a comunidade do IFF “É importante destacar que, sem a participação voluntária dos alunos do curso Técnico em Enfermagem, o projeto não poderia ser viabilizado. Nosso objetivo é de ampliar o projeto, tornando-se uma política institucional, desenvolvendo atividades de extensão sobre a saúdo do trabalhador.”, explicou a pesquisadora Neila Faber.

 

O Diabetes tipo2 é uma doença crônica que provoca o aumento do açúcar no sangue e com o passar do tempo pode causar alterações nos olhos, rins, coração. A melhor forma de evitá-lo é a prevenção dos fatores de risco como: peso acima do normal, falta de atividade física e maus hábitos alimentares.