CAMPUS CAMPOS GUARUS

Projeto Capivara, do IFF Guarus, participa de ações no Dia Mundial da Limpeza

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/09/2018 11h29, última modificação 18/09/2018 15h24
Município de Campos dos Goyataczes participou da campanha mundial pela primeira vez.
Projeto Capivara, do IFF Guarus, participa de ações no Dia Mundial da Limpeza

Entre as ações realizadas está o recolhimento de cerca de 1,5 toneladas de resíduos sólidos

O Projeto Capivara, do IFF Guarus, promoveu ações ambientais no dia 15 de setembro, Dia Mundial da Limpeza, em parceria com a Câmara Junior Internacional (JCI), com o Lions Clube, com as empresas Lignum, Enactus, AquiMídia e GRC Ambiental, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) da prefeitura de Campos dos Goytacazes, da equipe da Vital Engenharia e da associação dos pescadores da Coroa Grande. Alunos de escolas municipais também colaboraram com a programação.

O município de Campos participou pela primeira vez da campanha, e os organizadores promoveram um mutirão de limpeza na margem do rio Paraíba do Sul, no Cais da Coroa Grande, no Bosque Nossa Senhora Aparecida. Dentre as ações realizadas pelos participantes está o recolhimento de cerca de 1,5 toneladas de resíduos sólidos, o replantio de 40 mudas nativas, a retirada de espécies competidoras e o coroamento nas árvores do Bosque.

Para o pesquisador ambiental do Projeto Capivara, Cleber Fiuza “essas ações em parceria com outras instituições fazem parte da proposta do Projeto Capivara, pois todos têm o dever e o direito de ter um meio ambiente mais equilibrado”.

O Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day) é um movimento que existe há 10 anos com o objetivo de unir forças ao redor do mundo para promoção da consciência ambiental. Sua principal atuação é por meio de mutirões de limpeza que combatem o descarte irregular de lixo. Mais de 150 países participam da campanha. No Brasil, são mais de 600 cidades.