CAMPUS CAMPOS GUARUS

Projeto Capivara participa de gravação da TV Aparecida

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/04/2017 13h14, última modificação 02/05/2017 10h41
Programa abordará os biomas brasileiros, em referência à Campanha da Fraternidade deste ano.
Projeto Capivara participa de gravação da TV Aparecida

Equipe do Projeto Capivara acompanha gravação no Rio Paraíba do Sul

O Projeto Capivara, do Campus Campos Guarus, participou da gravação de um programa da TV Aparecida, realizada em Campos dos Goytacazes, nos dias 17 e 18 de abril. O programa, que ainda não possui data definida para ir ao ar, abordará os biomas brasileiros, em referência à Campanha da Fraternidade 2017, que traz o tema "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema "Cultivar e guardar a criação".

“Apresentamos a nossa área de estudo, as ações realizadas pela equipe do projeto, as mobilizações e as parcerias formadas desde 2014 até os dias de hoje”, conta o aluno do Bacharelado em Engenharia Ambiental e um dos integrantes do projeto, Cléber Fiuza.

As gravações, nos dois dias, seguiram um roteiro que passou por acolhida, no Campus Campos Guarus; apresentação do Bosque do Soldado, situado na 2.ª Companhia de Infantaria do Exército, e que serve de base para os estudos com plantas nativas da Mata Atlântica; apresentação do Bosque da Coroa, onde foi realizado o plantio de árvores durante passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida pelo município, no dia 29 de janeiro deste ano; além de navegação na foz do Rio Paraíba do Sul, entre outras atividades.

O projeto de extensão Capivara – em busca do equilíbrio ambiental – foi criado em 2014 por então alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFF Campus Campos Guarus e visa entender e buscar soluções para mitigar os principais impactos ambientais existentes no Rio Paraíba do Sul, distribuídos entre a região central de Campos dos Goytacazes até a sua foz, em São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Entre as ações realizadas, estão, além do plantio de árvores, palestras, caminhadas ambientais e atividades de educação ambiental junto à comunidade.