CAMPUS CAMPOS GUARUS

Projeto Capivara promove Caminhada Ambiental 2017

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/05/2017 12h56, última modificação 01/06/2017 17h49
O evento faz parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente do Campus Guarus.
Projeto Capivara promove a Caminhada Ambiental 2017

Participantes da Caminhada Ambiental 2016 do Projeto Capivara no Cais da Lapa.

O Projeto Capivara do Campus Campos Guarus realizará, no dia 03 de junho de 2017, uma caminhada nas margens do Rio Paraíba do Sul. O evento visa a conscientização dos participantes para o dever de todos com o meio ambiente.

O percurso, que terá início no próprio campus às 8 horas do sábado letivo, seguirá pelo lado esquerdo do Rio Paraíba do Sul, atravessará a ponte Barcelos Martins, continuando pelo lado direito do rio até o Cais da Lapa. A volta será pelo mesmo trajeto até o IFF Guarus, com término previsto para as 12 horas.

De acordo com o pesquisador e aluno do Curso de Engenharia Ambiental, Cleber Fiuza: “a caminhada mobiliza não só professores e alunos, mas também a prefeitura, empresas e pessoas da própria comunidade. Essa integração entre a área acadêmica, os setores público e privado e a sociedade no geral possibilita um maior alcance dos alertas para a situação atual do rio e de como a fauna e flora sofrem com a degradação ambiental”, ressalta.

O projeto de extensão Capivara – em busca do equilíbrio ambiental – foi criado em 2014 e visa entender e buscar soluções para mitigar os principais impactos ambientais existentes no Rio Paraíba do Sul, desde a região central de Campos até a sua foz (São João da Barra e São Francisco do Itabapoana). Entre as ações realizadas, estão, além de caminhadas ambientais,  o plantio de árvores, palestras e atividades de educação ambiental junto à comunidade.