CAMPUS CAMPOS GUARUS

Projeto Capivara realiza a segunda edição da Caminhada Ambiental

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/06/2017 12h27, última modificação 07/06/2017 14h25
Evento mobilizou estudantes, servidores do IFFluminense, bem como membros da sociedade civil.
II Caminhada Ambiental com o Projeto Capivara

O Projeto Capivara do Campus Campos Guarus realizou sua segunda edição da caminhada ambiental nas margens do rio Paraíba do Sul, no último sábado, dia 03 de junho de 2017, no evento que faz parte da Semana Mundial do Meio Ambiente, com duração do dia 1 até o dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cleber Fiuza, pesquisador e aluno do Curso de Engenharia Ambiental, diz que “o objetivo é estimular a sociedade a ter um melhor olhar para o rio Paraíba do Sul, através de uma caminhada de contemplação ao meio ambiente e nesse sentido a caminhada é muito proveitosa, o meio ambiente é democrático e requer o envolvimento de todos”.

Durante o evento, realizado em um sábado letivo, também foi feito o recolhimento dos resíduos às margens do rio no Cais da Lapa. Monique Freitas, diretora de Ensino e Aprendizagem do Campus Guarus, conta que “a iniciativa do evento vem de uma parceria do Projeto Capivara com os professores de Educação Física do campus. Esse ano tivemos a participação de aproximadamente 300 pessoas e consideramos que o evento atingiu seu objetivo”. Dentre os participantes estão estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, além de pais de alunos, membros da sociedade civil, participantes do Projeto Vitalidade, e o subsecretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu Areas.

“A questão ambiental é de interesse e relevância mundial, permeia todas as áreas do conhecimento, de forma que uma iniciativa como a Caminhada Ecológica possibilita reunir e fazer dialogar diversos setores da sociedade. O foco no Rio Paraíba do Sul é uma contribuição muito importante do Projeto Capivara, que tem se destacado no trabalho de conscientização sobre a importância de preservação de todo o ecossistema relacionado ao rio que corta nosso município”, destaca o diretor do Campus Campos Guarus, Christiano Carvalho Leal.

O evento ocorreu com a parceria do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus, Exército Brasileiro – 2ª Companhia de Infantaria, Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, Guarda Civil Municipal, Concessionária Águas do Paraíba e Vital Engenharia Ambiental.

Confira o álbum completo na página Multimídia IFF Guarus.