CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Recuperação ambiental

Projeto Capivara realiza plantio de 180 mudas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/08/2016 11h59, última modificação 30/08/2016 16h13
O projeto Capivara, do Campus Campos Guarus, realizou uma ação direcionada ao plantio de mudas de árvores nativas da mata-atlântica. Ocorreu nos dias 18 e 25 de agosto, em parceria com o Exército Brasileiro e a concessionária Águas do Paraíba.
Imagens da ação

 O evento envolveu as turmas do Curso Técnico em Meio Ambiente, bem como estudantes do Bacharelado em Engenharia Ambiental. O objetivo da ação foi fazer com que os alunos vissem na prática as técnicas de recuperação de uma área ambiental degradada. O local escolhido foi a parte externa do 56º Batalhão de Infantaria do Exército (56º BI), próxima ao campus.             

 Na primeira etapa, ocorrida no dia 18 de agosto, foram abertos 200 berços para plantio das mudas. “Este trabalho de preparação serviu como área de estudo para os futuros técnicos e engenheiros ambientais”, destaca Cleber Fiuza, aluno do Bacharelado em Engenharia Ambiental e participante do projeto.

 Após a fase de preparação, os estudantes começaram efetivamente o trabalho de plantio, que fez parte das festividades do Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto. Foram plantadas 180 mudas de espécies nativas da mata-atlântica.

 Além do 56º BI e do IFFluminense, a ação contou com o apoio do  Rotary Club de Campos, Lions Clube Campos Planície e a concessionária Águas do Paraíba.

Sobre o Projeto Capivara: De acordo com Cléber Fiuza, o Projeto Capivara, criado por estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, “visa entender os principais impactos ambientais existentes no rio Paraíba do Sul, distribuídos entre a região central de Campos dos Goytacazes até a sua foz, em São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, buscando soluções para a mitigação dessas ações indesejáveis ao meio ambiente, favorecendo uma interação benéfica a todos que, no futuro, usufruirão com maior eficiência desse valioso rio”. 

 

 

 

Comunicação Social da Reitoria