CAMPUS CAMPOS GUARUS

Projeto Capivara realiza plantio de espécies nativas da Mata Atlântica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/01/2017 13h48, última modificação 16/11/2017 14h37
A ação fez parte das comemorações dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em Campos-RJ.
Projeto Capivara realiza plantio de espécies nativas da Mata Atlântica

Equipe do projeto Capivara durante plantio de árvores

O projeto de extensão Capivara, do Campus Campos Guarus, participou, no último domingo, dia 29 de janeiro, da programação em comemoração aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, organizada pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Durante a passagem da imagem peregrina pelo município, que contou com missas e carreata, que saiu do Convento em direção ao rio Paraíba do Sul, a equipe do projeto realizou o plantio de mudas de 11 espécies nativas da Mata Atlântica - castanha-do-caranhão, aroeira, ingá mirim, timbó, araçá-una, araçá-roxo, goiaba, sabão, louro pardo, figueirinha e tucaneiro – no cais da Coroa e no cais da Lapa, às margens do rio.

Iniciamos o ano de 2017 reafirmando e renovando nossas parcerias. Foi uma felicidade enorme participar deste dia de alegria, que nos motivou mais ainda a buscar o equilíbrio ambiental”, destaca Cléber Fiúza, integrante do projeto Capivara e aluno do Curso de Engenharia Ambientel do Campus Campos Guarus, acrescentando que a equipe decidiu “unir a passagem da imagem pela cidade com o plantio de mudas porque, como o projeto já atua no Rio Paraíba do Sul, há toda uma simbologia em torno da imagem de Nossa Senhora, que foi encontrada por pescadores, no Rio Paraíba, em uma época de escassez”, explica Cléber.

O projeto de extensão Capivara – em busca do equilíbrio ambiental – foi criado em 2014 pelos então alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFF e visa entender e buscar soluções para mitigar os principais impactos ambientais existentes no Rio Paraíba do Sul. Entre as ações realizadas, estão, além do plantio de árvores, palestras, caminhadas ambientais e atividades de educação ambiental junto à comunidade.

Participam ainda da equipe Luiz Elpídio Moser Martins, também aluno da Engenharia, André Luis da Silva, Dolmiro da Penha e Marcelo dos Santos Silva, ex-alunos do Técnico, sob a orientação dos professores Carlos Eduardo de Souza e Milton Erthal Junior. Saiba mais sobre o projeto AQUI.

Comunicação Social da Reitoria