CAMPUS CAMPOS GUARUS

Projeto de irrigação na Semana Nacional de C&T

por admin publicado 15/10/2014 01h10, última modificação 15/12/2017 14h58
O projeto desenvolvido por professor e estudante do campus Guarus representa o IFFluminense na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

Com o tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começou nessa segunda-feira, 13 de outubro, em Brasília, e segue até domingo, 19.

O evento tem como objetivo popularizar o tema Tecnologia e incentivar a produção científica e a inovação, com foco para o desenvolvimento de soluções para o campo social. Nesta edição, 20 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estão presentes com a exposição de 36 projetos de pesquisa aplicada, reunindo 26 professores e 45 estudantes.

O IFFluminense participa do evento com o projeto "Sistema de irrigação sustentável por meio de ciclo hidrológico e movido à energia solar fotovoltaica" de autoria do professor de Eletroeletrônica do campus Campos Guarus, Luiz Fernando Rosa Mendes, e a estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental da mesma unidade, Amanda Figueira Nunes.

“O projeto consiste em um sistema de irrigação alimentado por energia solar fotovoltaica para aplicação na horticultura do campus Rio Paraíba do Sul/Upea do Instituto Federal Fluminense”, explica o professor, adiantando que, após essa fase experimental, a expectativa é de aplicar o sistema na agricultura familiar, o que irá contribuir para a redução do consumo de energia no uso para irrigação.

Sistema de irrigação sustentável por meio de ciclo hidrológico e movido à energia solar fotovoltaica (2)

O sistema, que começou a ser desenvolvido em 2012, é constituído por dois painéis fotovoltaicos de 110 Watts/12 Volts, que convertem a energia solar em energia elétrica para as bombas; duas bombas d'água 12 Volts; e um painel elétrico de comando. “As bombas captam água do tanque de psicultura ou da cisterna de armazenamento de água de chuva, ambos existentes na Upea”, acrescenta Fernando.

Sistema de irrigação sustentável por meio de ciclo hidrológico e movido à energia solar fotovoltaica (3)

O custo dos equipamentos gira em torno de R$2.200 a R$2.400 e sua aquisição pela agricultura familiar poderia ser viabilizada através de financiamentos e apoios de órgãos públicos. Nesta fase inicial do projeto, foi possível atestar a qualidade do sistema. A próxima etapa consistirá em estudos quantitativos.

Participando pela segunda vez do evento, o professor afirma que a experiência é positiva. “Representar o IFF  é sempre um orgulho, além de contribuir para a divulgação da Ciência e da Tecnologia em nosso país. O público demonstra interesse pela área de Energia Solar e espero que, mais uma vez, o Instituto tenha destaque neste quesito”, diz.

Para a estudante Amanda, é tudo uma novidade. “Estou gostando muito. As pessoas elogiam o nosso projeto e estou tendo a oportunidade de conhecer outras pesquisas que poderão, inclusive, interagir com o nosso trabalho”, comemora.

(Fotos: Welliton Pacheco Rangel)

Veja mais fotos no facebook da Reitoria AQUI.

Acompanhe a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia AQUI.

Em Campos dos Goytacazes-RJ, a Semana está sendo comemorada pela tradicional Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 15/10/14 com informações da Ascom Setec/Mec/NEPI)