CAMPUS CAMPOS GUARUS

Extensão e Cultura

Projeto Vitalidade e parceiros promovem Ação Global

por Ascom Campos Guarus publicado 11/12/2015 09h32, última modificação 14/12/2015 15h52
Cuidados com a saúde e consumo consciente de energia são alguns dos objetivos da ação realizada entre os idosos que participam do projeto
Projeto Vitalidade

Projeto Vitalidade é realizado desde 2010 no campus Guarus

Os idosos do Projeto Vitalidade, coordenado pela professora Anete Gama, participaram de uma Ação Global, junto com os estudantes do curso técnico em Enfermagem do campus Campos Guarus. Na ocasião, os idosos mediram glicemia, IMC, circunferência abdominal e aferição de pressão arterial. Na mesma ocasião, tiveram orientação nutricional, com a professora Cristina Souza e estudantes da Estácio de Sá que utilizam os dados em pesquisa.

Além disso, a ação também contou com a presença do Projeto Social Consciência Ampla, onde os idosos puderam trocar lâmpadas comuns por econômicas e assistir a uma palestra sobre o consumo adequado de energia e o direito à Baixa Renda, um desconto que a Ampla proporciona àqueles que comprovam a situação financeira de renda familiar per capta de zero a meio salário mínimo por mês, ou cadastrados no Bolsa Família, ou doente vital (àqueles que necessitam estar ligados a um aparelho 24 horas por dia). "O desconto pode chegar até 66% da conta, é uma economia muito boa", disse Igor Codeço, palestrante da área de Projetos Sociais da Ampla.

O Projeto Vitalidade é realizado desde 2010 no campus Campos Guarus, promovendo a qualidade de vida dos idosos participantes e a integração entre o campus e a comunidade. Atende a pessoas com 55 anos de idade ou mais, preferencialmente residentes em Guarus. As ações desenvolvidas pelo projeto visam melhorar a capacidade funcional, a autonomia e a inserção social dos idosos, utilizando como meios as atividades físicas, palestras sobre diversos temas relacionados a saúde, direito, cultura geral, meio ambiente e outros, além de visitas culturais e atividades de lazer. " As parceiras são extremamente importantes para o sucesso do Projeto, essa oportunidade de interação com outros projetos e com eventos realizados no campus, seja para assistir, fazer parte de outros projetos ou mesmo serem beneficiados por ações desenvolvidas pelo curso técnico em enfermagem, fazem toda diferença", disse a coordenadora do programa, professora Anete Gama.