CAMPUS CAMPOS GUARUS

Seleção 2015: Licenciatura em Música é realidade

por admin publicado 21/10/2014 13h50, última modificação 15/12/2017 14h58
O curso, que terá duração de quatro anos, oferecerá disciplinas nas áreas de prática, teoria e ensino de música. Os interessados poderão se inscrever até o dia 07 de novembro.

Os amantes da música podem começar a comemorar: em 2015, o município de Campos dos Goytacazes terá sua primeira turma de Licenciatura em Música, oferecida pelo Instituto Federal Fluminense – campus Campos Guarus.

Trata-se de uma oportunidade para os profissionais da música se capacitarem sem ter que se deslocar para um grande centro. O curso está sendo oferecido pelo Concurso Vestibular 2015 com oferta de 35 vagas. As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente pela Internet, no endereço www.inscricoes.iff.edu.br , até o dia 07 de novembro de 2014.

A criação do curso surgiu da observação da demanda do município por esta formação e é uma aposta nos talentos da cidade e região. O objetivo é formar professores que sejam propagadores da arte musical.

As aulas serão realizadas nos turnos da tarde e noite com disciplinas práticas, realizadas no Laboratório de Música já existente no campus, teóricas e de ensino de música. Para o licenciado, o mercado está aquecido. Este profissional poderá atuar na rede privada de ensino, em organizações do terceiro setor ou em outras iniciativas empresariais privadas que contemplem atividades educacionais.

“A Lei nº 11.769 tornou obrigatório o ensino de música em todas as escolas de Educação Básica. A oferta desse novo curso no IFF é uma resposta a essa determinação”, explica Hélio da Silva Júnior, coordenador do curso.

Raquel Fernandes, professora do IFF Guarus, ressalta que “inicialmente, pensamos em atender aos jovens de Campos e da região Norte e Noroeste Fluminense que não possuem meios de estudar em um grande centro. Mas não descartamos a possibilidade de recebermos estudantes de parte de Minas Gerais e Espírito Santo, como acontece em outros cursos da instituição. O interior tem uma deficiência de artes em geral e o curso vem para minimizar essa carência”.

Saiba Mais: Recentemente, o professor Hélio Júnior, participou do IX Encontro Regional Sudeste da Abem, em Vitória - ES, com o artigo “Relato de uma experiência de apreciação musical ativa através da escuta portátil em uma escola de Ensino Médio”, que fala sobre a possibilidade do ensino da música utilizando os aparelhos de celular dos alunos na aula, para compartilhamento de suas canções favoritas oportunizando a interação entre os pares. De acordo com Hélio, “É fundamental que a área de educação musical do Instituto cumpra sua missão de promover a pesquisa em música”.

Licenciatura em Música - Laboratório

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais