CAMPUS CAMPOS GUARUS

Conepe

V Conepe chega ao fim com mais de 1600 participantes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/10/2018 10h56, última modificação 26/10/2018 10h43
Evento, que teve como temática a promoção da equidade, realizou sua cerimônia de encerramento.
V Conepe chega ao terceiro dia

Nessa edição o evento contou com mais de 1600 inscrições

O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) do IFF Campus Guarus foi encerrado no dia 18 de outubro, e contou com uma programação recheada com minicursos variados, em maioria ministrados pelos professores da instituição, e oficinas como a de “#Microselfies” e “Free Space Optics (FSO)”. Esse ano o evento teve 1630 inscritos, 370 trabalhos submetidos e 30 projetos práticos. Também foram realizadas as apresentações dos trabalhos submetidos por estudantes em formato de banner e oral das áreas de Enfermagem, Meio Ambiente e Engenharias.

Para o diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do campus, Rogério Avellar, o Conepe se consolida como um importante evento no calendário do IFFluminense. “Nesta 5ª edição recebemos trabalhos de diversas instituições da cidade, de vários níveis de ensino e de diversificadas regiões do Brasil. É muito gratificante perceber que o evento integra o ensino, a pesquisa e a extensão”.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, e teve início às 18h. Os alunos do Curso de Licenciatura em Música, coordenados pelos professores Fernanda Morales, Saulo Nascimento e Elisabeth Rocha apresentaram o musical “De volta para os 80’s”, relembrando grandes sucessos de artistas de renome nacional e internacional tais como Rita Lee, Barão Vermelho, Cazuza, Steve Wonder, Renato Russo dentre outros. Com menção honrosa, foram premiados após a apresentação cultural os melhores trabalhos em banner, oral e projetos práticos:

• Máquina CNC de baixo custo com software e hardware abertos (Projeto Prático – Engenharia)

• Esquelétrico (Projeto Prático – Engenharia)

• Sistema Inteligente de Irrigação de uma horta com Microcontrolador de Baixo Custo: A prática como método de ensino-aprendizagem (Projeto Prático – Informática)

• 3D SmartSand (Projeto Prático – Informática)

• Índios Goytacá: Uma História Perdida – Projeto Integrador  (Projeto Prático – Arte e Cultura)

• Vivências Musicais a partir de recursos tecnológicos  (Projeto Prático – Arte e Cultura)

• Projeto EcoLife (Projeto Prático – Meio Ambiente)

• Microbiologia e Sociedade (Projeto Prático – Meio Ambiente)

• Integrando o Meio Ambiente no Ensino Fundamental (Projeto Prático – Meio Ambiente)

• A eletricidade e a eletrônica aliadas às ferramentas tecnológicas e ao ensino de espanhol: uma prática pedagógica integrada (Projeto Prático – Educação e Ciências Sociais)

Para mais fotos e informações, acesse o site do evento AQUI.