CAMPUS CAMPOS GUARUS

Visitantes do Mostre-se terão stand da Saúde

por admin publicado 27/09/2012 12h46, última modificação 15/12/2017 14h57
Alunos do curso técnico em Enfermagem do campus Guarus farão rastreamento do Diabetes tipo2, verificação de glicemia capilar, pressão arterial, antropometria e IMC nos visitantes da Feira.

A proposta do Curso Técnico em Enfermagem, neste momento, é praticar com os alunos do Módulo II, III e IV as práticas para rastreamento do DM2 (Diabetes Tipo 2). verificação de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, Antropometria e Índice de Massa Corpórea. Os atendimentos acontecerão na 5ª feira - 14 às 17h, 5ª feira - 17 às 20h e 6ª feira 14 às 17h.
Para tanto, haverá a presença dos professores da área de saúde (nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico), além dos enfermeiros, para ajudar no desenvolvimento da ação, com orientação ou encaminhamentos, em relação às práticas alimentares, atividade física e adesão terapêutica.
De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, pelo menos 14,67% da população com mais de 40 anos pode ser diabética, totalizando mais de 3 milhões de pessoas por todo o país. E o quadro piora quando observadas as estimativas da Organização Mundial da Saúde de que, nos próximos 25 anos, o número de diabéticos pode duplicar em todo o mundo.

Hoje, no total, são 346 milhões de pacientes por todo o globo, número equivalente à soma estimada das populações da França, Alemanha e Brasil, segundo os números fornecidos pelo FactBook da Agência Central de Inteligência ianque (CIA, na sigla em inglês). Desse total, 80% dos que tem a doença vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.