CAMPUS CAMPOS GUARUS

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Guarus > Prédio de Laboratórios é inaugurado no Campus Campos Guarus

Prédio de Laboratórios é inaugurado no Campus Campos Guarus

Conquista

Laboratórios atenderão demandas dos cursos existentes e possibilitarão criação de novos.
por Comunicação Social da Reitoria. publicado 04/01/2019 15h38, última modificação 04/01/2019 15h38
Exibir carrossel de imagens A nova estrutura vai contar com 15 laboratórios e vai atender às demandas da maioria dos cursos ofertados pelo campus - Fotos: Mayhara Barcelos/IFF

O Instituto Federal Fluminense inaugurou no último dia 21 de dezembro o novo prédio de laboratórios do Campus Campos Guarus. Participaram da solenidade de inauguração o reitor do IFF, Jefferson Manhães, o diretor do Campus Guarus, Christiano Carvalho Leal, a vice-prefeita de Campos, Conceição Sant'anna, servidores e alunos do IFF e comunidade externa.

A cerimônia contou com discursos das autoridades locais presentes, além de um café da manhã coletivo, música ao vivo ministrada pelos servidores do IFF, Saulo Nascimento, Fernanda Rios e Leonardo Lemos, e com um tour guiado pelas salas onde funcionarão os laboratórios.

O novo bloco vai atender às demandas da maioria dos cursos ofertados pelo campus: Engenharia Ambiental, Técnicos em Meio Ambiente, Eletrônica, Eletromecânica, Enfermagem e Farmácia. “Esse novo prédio vai dar mais musculatura para o nosso Campus Guarus, para fortalecer os nossos cursos existentes, mas especialmente o novo curso que estamos construindo, que é o Curso Superior em Enfermagem, que vai ser uma grande ação educativa que vamos oferecer para a comunidade, especialmente para os jovens filhos dos trabalhadores, que vão poder ter acesso a um curso superior federal na área de saúde, que é tão almejado por tantas pessoas”, comentou o reitor do IFF, Jefferson Manhães.

O curso de Bacharelado em Enfermagem está em fase de aprovação. O Campus Guarus já possui um curso técnico na área de saúde, com uma das maiores relações candidato/vaga no processo seletivo.

Christiano Carvalho Leal, diretor do Campus Guarus comentou o evento: “é um dia de muita alegria aqui para toda a comunidade do campus, para toda a comunidade atendida pelo campus, porque é um prédio que a gente sonha já há bastante tempo. Foram muitas mãos, muitas pessoas que participaram e contribuíram para a concretização desse sonho. Fico feliz por ser parte dessa história, por ser servidor do IFF Guarus e trabalhar ao lado de pessoas tão grandiosas, tão empenhadas, servidores públicos de tão alta qualidade”.

A nova estrutura vai contar com quinze amplos laboratórios assim denominados: Energias Renováveis; Propriedades Mecânicas; Geologia e Solos; Saneamento; Anatomia; Análises Clínicas; Microbiologia Ambiental; Química Ambiental; Química Orgânica; Telecomunicações; Metalografia; Fundamentos da Enfermagem; Geoprocessamento; e Física. O prédio conta ainda com uma sala de apoio para os técnicos de laboratório, uma sala para atender aos núcleos de pesquisa, depósito e banheiros em todos os três andares.

Monique Freitas Neto, diretora de Ensino e Aprendizagem do campus, avaliou a inauguração do novo bloco como muito importante para os cursos superiores, para os estudantes e também para a comunidade de Guarus. “O desafio agora é equipar os laboratórios. Nosso objetivo é que com esse novo espaço a gente amplie a nossa oferta de vagas para toda a comunidade”.

Para Maiara Santos, estudante do Curso Técnico de Meio Ambiente, “O conhecimento, que já é muito aprimorado no IFF Guarus, vai melhorar ainda mais com a ajuda dos aparelhos tecnológicos que vão estar aqui”.

A vice-prefeita de Campos, Conceição Sant'anna, parabenizou o reitor do IFF e sua equipe pelo trabalho realizado: “Os gestores que hoje estão aqui são realmente educadores, que estão olhando para esse lado da educação com muito carinho, muita dedicação, e Campos só tem a ganhar com isso. Fiquei muito feliz. As instalações do novo prédio são maravilhosas”.

O Prédio de Laboratórios (Bloco G, seguindo a sequência alfabética-cronológica de nomeação das construções que compõem o campus) conta com três pavimentos e um total de 2.413,47 m² de área construída, e está localizado no novo terreno da unidade do Instituto Federal Fluminense, às margens do km 62 da BR 101.