CENTRO DE REFERÊNCIA

Memória oral

Compreende o registro de histórias de vidas e também depoimentos diversificados, articulados, registrados de forma sistemática, em torno de um tema. Esse resgate das contribuições individuais à história de uma instituição, além de elucidar o conhecimento, serve como um elo entre presente e passado, dando um sentido de continuidade e evolução.

As entrevistas de história oral são documentos biográficos, como as memórias e as autobiografias, são fontes para a compreensão do passado, juntamente com documentos escritos, imagens e outros tipos de registros. Essas entrevistas são produzidas a partir da provocação do pesquisador, que procura o entrevistado e lhe faz perguntas sobre fatos ou situações que se quer conhecer.

Dessa forma a memória oral foi aplicada ao projeto inicialmente de forma a colaborar com o banco de pesquisa da instituição e posteriormente utilizando este conteúdo para gerar um programa atrativo para a sociedade em geral ao seu redor de forma a dispersar a história destas pessoas e da instituição.

Na versão de memória oral você irá encontrar a entrevista na íntegra, sem cortes ou edições, apenas cortes de vídeo causados pela bateria da câmera utilizada para captação ou outro tipo de pausa decorrente de causa técnica.

A versão de memória oral de cada entrevista ainda será disponibilizada em breve.