CAMPUS ITABORAI

Apresentação

 O campus localiza-se no município de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, próximo ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - Comperj, empreendimento da área de abastecimento da Petrobras. A Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, da qual Itaboraí faz parte, reúne 19 municípios fluminenses, com cerca de 12 milhões de habitantes.

 Em Itaboraí e nos municípios vizinhos o total populacional é de cerca de 2 milhões de habitantes, o que potencialmente pode tornar o campus um dos maiores do IFFluminense. Em função das características sociais, ambientais e industriais de Itaboraí e municípios vizinhos, a gestão do IFF estabeleceu estrategicamente a ENERGIA como tema central do campus.

 O Campus Itaboraí tem por objetivo ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia e terá como base conceitual a SUSTENTABILIDADE.

 Inicialmente, serão ofertados os primeiros cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de energias renováveis, utilizando como base os itinerários formativos elaborados pelo Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – EnergIF, projeto do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que busca induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação.

 No que diz respeito aos discentes da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendemos que estes precisam (e terão) suas necessidades educativas com igualdade de condições de acesso e de permanência garantidas. “Cabe à lei conceber tratamento específico, vantajoso ou desvantajoso, observadas as particularidades e traços de cada indivíduo, para que o ensino escolar possa atender a todos.” (SANTOS, Ênyo Ribeiro. 2017).

 Nessa perspectiva, o IFF Itaboraí pensará ações e políticas de inserção desse público. Em parceria com escolas do estado e com as secretarias de educação do município de Itaboraí e os do seu entorno, trabalharemos com a proposta da integração em que os discentes cursarão as disciplinas da área propedêutica nos ensinos fundamental e médio nos municípios e no estado e o IFF ofertará cursos de formação inicial, continuada e técnica. Dessa forma, asseguraremos uma educação integral e omnilateral, cujo objetivo é formar um cidadão com conhecimento plural, qualificado profissionalmente e que entenda qual é o seu lugar no mundo.