CAMPUS ITAPERUNA

Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Sistemas de Informação

Conheça os membros e atribuições do NDE de Sistemas de Informação no Campus Itaperuna

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Sistemas de Informação do IFFluminense Campus Itaperuna e tem por finalidade a elaboração, a execução e a constante avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do curso. Os membros, com exceção do coordenador do curso, serão eleitos pelo Colegiado para um mandato de três anos.

Composição atual do NDE
- Leandro da Silva Foly (Presidente)
- Luiz Claudio Tavares Silva
- Maurício de Oliveira Horta Barbosa
- Michelle Maria Freitas Neto
- Tarcísio Barroso Marques


Atribuições do NDE
- Estabelecer o perfil profissional do egresso do Curso e contribuir para a sua consolidação;
- Conduzir os trabalhos de re-leitura curricular do Projeto Pedagógico do Curso, na perspectiva interdisciplinar, para apreciação no Colegiado do Curso, sempre que necessário;
- Supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do Curso definidas pelo Colegiado do Curso;
- Definir parâmetros com vistas a apreciar e avaliar os planos de ensino, elaborados pelos professores do Curso, apresentando sugestões de melhoria do processo ensino e aprendizagem, que promovam a inovação na sala de aula;
- Promover a integração horizontal e vertical do Curso, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Pedagógico;
- Acompanhar as atividades do corpo docente, recomendando à Coordenação do Curso a indicação ou substituição de docentes, quando necessário, bem como a redistribuição de recursos disponíveis nos laboratórios e demais ambientes de aprendizagem, ficando a cargo do Coordenador Acadêmico do Curso as providências de execução;
- Estabelecer parâmetros e acompanhar os resultados a serem alcançados nos diversos instrumentos de avaliação externa; 
- Incentivar a produção científica do corpo docente, estabelecendo metas a serem alcançadas pelos docentes do Curso; 
- Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
- Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa a extensão oriundas de necessidades da graduação, exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas relativas à área e conhecimento do curso.