CAMPUS ITAPERUNA

Conhecendo a História da Flora Brasileira através das Novas Tecnologias

Coordenadora: Bruna Paula da Cruz

Este projeto busca contribuir com os conhecimentos sobre a História da Flora Brasileira de estudantes de ensino médio da rede estadual do município de Itaperuna utilizando-se as novas tecnologias como recursos pedagógicos mediadores, interativos e motivacionais. Busca-se também suscitar boas práticas em relação à vegetação nativa e estimular a inclusão da História da Ciência e das novas tecnologias nas aulas dos docentes da rede pública de ensino. Diversos problemas no ensino de biologia e botânica no Brasil motivaram esta proposta, tais como: a descontextualização e a distância da realidade dos educandos; relatos de professores e estudantes que consideram o ensino desestimulante, desinteressante e pouco atrativo; a carência de considerações históricas e de informações sobre a flora nativa e a tendência à simples memorização de nomes científicos. Este projeto será constituído de duas fases principais. Na primeira serão organizadas aulas interativas para estudantes de ensino médio da rede estadual na Tecnoteca do IFFluminense - campus Itaperuna e, na segunda, será elaborado um minicurso de formação para docentes da rede pública da cidade. Na Tecnoteca, os educandos assistirão a um vídeo 3D, farão atividades interativas em grupo, trabalharão com fontes primárias disponíveis gratuitamente na internet, receberão mudas de espécies botânicas nativas, dentre outras atividades. Espera-se motivar os educandos a se interessarem e a respeitarem a flora nativa, além de estimular os docentes a incluírem a História da Ciência em suas práticas cotidianas como estratégia de contextualização e dinamização do ensino. Espera-se também suscitar processos de ensino-aprendizagem mediados pelas novas tecnologias que contribuam com a interação e a motivação dos estudantes do século XXI.