CAMPUS ITAPERUNA

Implantação do Centro de Educação Ambiental do IFF Itaperuna

Coordenadora: Juliana Vanir de Souza Carvalho

A responsabilidade com o meio ambiente e com a qualidade de vida são questões imediatas, e pedem ações transformadoras. Um dos instrumentos de mudança e construção dessa nova forma de ser e viver é a Educação Ambiental. Os Centros de Educação Ambiental (CEDAM) têm como finalidade reunir, sistematizar informações e experiências em Educação Ambiental, e disseminá-las ao público em geral. O projeto abrangerá preferencialmente o município de Itaperuna/RJ, contudo poderá atender também a outras localidades da região, uma vez que não há projetos ativos de Educação Ambiental no noroeste fluminense, segundo dados disponibilizados no portal da Secretaria de Estado do Ambiente. Assim, a presente proposta tem por objetivo a implantação do Centro de Educação Ambiental do Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna (CEDAM – IFF). A intensão é tornar o espaço um modelo para reflexão sobre Educação Ambiental, de modo que as demais atividades extensionistas sejam baseadas numa pratica real experimentada, validando as demais etapas deste projeto. Para isso, será realizado um Diagnóstico de Recursos e Resíduos da Instituição IFF, na sequencia, será formulado um Plano de Atividades para o Centro de Educação Ambiental. Estas atividades serão compostas por: Seminários e Oficinas Temáticos, Projetos Experimentais, Palestras de Conscientização sobre Educação Ambiental, entre outros. Visitas de escolas e grupos diversos serão organizadas por agendamento para participar das atividades. As situações de ensino serão organizadas objetivando a vivência do conhecimento em diferentes instâncias, desde a escola até movimentos mais amplos referentes a problemas da comunidade. É fundamental extrapolar os limites da escola, para assim contextualizar e humanizar o que foi aprendido.