CAMPUS ITAPERUNA

No Céu com Diamantes - Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense (Caronte)

Coordenador: Adriano Henrique Ferrarez

O Projeto de Extensão No Céu com Diamantes – Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense (CARONTE) vem sendo desenvolvido desde abril 2011 no Campus Itaperuna do IFFluminense. O Projeto realiza eventos, oficinas, palestras e cursos sobre astronomia. Dentre os eventos realizados se destaca o projeto “Astronomia na Praça”, no qual o telescópio do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna é levado até praças e locais públicos da região onde são realizadas observações com a participação da comunidade. As redes sociais desempenham um importante papel na divulgação das atividades do Projeto CARONTE por meio do blog (no endereço: www.caronteiff.blogspot.com) que já conta com mais de 130.000 visualizações e a página no Facebook (https://www.facebook.com/astronomiacaronte/?fref=nf). Os alunos vinculados ao Projeto participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O Projeto CARONTE tem atingido seu objetivo principal que é a divulgação e popularização da ciência e do conhecimento por meio da astronomia.