CAMPUS ITAPERUNA

Troca de Saberes no Ensino da Robótica

Coordenador: Tarcisio Barroso Marques

O objetivo deste projeto de extensão é levar o conhecimento de eletrônica, informática e robótica, a partir do zero, aos alunos de diversas escolas da comunidade de Itaperuna – RJ. Para realização deste projeto, os discentes bolsistas do Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna serão treinados pelo coordenador para que possam repassar os novos conhecimentos à comunidade e ao mesmo tempo aprender com ela através da troca de experiências. Esta interação será realizada tanto externamente ao IFF, com encontros realizados em escolas públicas estaduais como internamente no campus Itaperuna. Cada bolsista ficará responsável pelo treinamento e troca de saberes entre quinze alunos, totalizando trinta vagas (dois bolsistas). A seleção dos trinta alunos que participarão das atividades, se dará com auxílio dos gestores das escolas públicas estaduais. Esta troca de experiências terá uma duração de doze meses, com uma carga horária de duas horas/aula semanais. O papel fundamental integrador deste projeto é mostrar que a robótica está acessível aos alunos, que receberem as orientações e direcionamentos adequados, além de promover o trabalho em equipe, o senso crítico e aguçar a criatividade de todas as pessoas envolvidas, permitindo um aprendizado contínuo através da troca dos saberes.