CAMPUS ITAPERUNA

Cooperação

Agentes de endemias de Itaperuna recebem face shields doados pelo IFF

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 11/07/2020 13h01, última modificação 11/07/2020 13h03
Foram entregues 45 protetores faciais para os profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde que estão trabalhando nas ruas durante este período de pandemia da Covid-19.
Entrega de face shield em Itaperuna

A entrega foi feita na Vigilância Ambiental em Saúde de Itaperuna

Os agentes de endemias que atuam em Itaperuna ganharam mais um reforço em seus equipamentos de segurança para o trabalho neste período de pandemia da Covid-19: são 45 novos protetores faciais, do tipo face shield, doados na sexta-feira, dia 10 de julho, pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna diretamente à Vigilância Ambiental em Saúde do município. A entrega foi feita pelo diretor-geral do campus, Filipe Castro, ao coordenador do órgão, José Maurício Ferreira Jorge.

Segundo o coordenador, os agentes estão em campo diariamente no combate ao mosquito aedes aegypti, que poderia causar novas epidemias de dengue, zika e chikungunya.

"O trabalho dos agentes não parou em nenhum momento, desde o início da pandemia, pois é fundamental evitarmos a circulação de outros vírus. Estamos seguindo uma série de protocolos de segurança, então esses novos equipamentos para os agentes serão muito importantes nessa rotina de trabalho nos bairros", explica José Maurício.

Esta é a oitava doação feita pelo IFF Itaperuna de protetores faciais para instituições da região. Recentemente, também receberam as face shields a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaperuna, o Hospital São José do Avaí, o Hospital da Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (Asapi), o Hospital Municipal São Sebastião de Varre-Sai, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, a Prefeitura de Natividade e a própria Vigilância Ambiental em Saúde de Itaperuna.

Essa remessa de EPIs foi doada pelo IFF Itaperuna por meio de uma parceria com o projeto Faceshield Nova Friburgo, responsável pela produção dos suportes do face shield. O projeto é uma iniciativa de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto com a empresa Persona 3D. O IFF Itaperuna recebeu a doação dos suportes do projeto e fez a montagem dos face shields, acoplando visores de acetato e elásticos, conforme modelo que está sendo produzido de forma sistêmica pelo Instituto, numa oficina com impressoras 3D no Campus Campos Centro, desde março.

Além dos protetores faciais, o IFF está desenvolvendo uma série de ações de combate ao coronavírus. No Campus Itaperuna, estão em andamento projetos de produção de máscaras de pano e de sabonete líquido para serem distribuídos para a população, além de ações voltadas para o estímulo à prática de atividades físicas e culturais durante o período de distanciamento social.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.