CAMPUS ITAPERUNA

Multiplicação do Conhecimento

Alunos de Pós-Graduação do IFF Itaperuna começam a aplicar conteúdo prático em escolas da região

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 28/06/2019 17h21, última modificação 28/06/2019 17h22
Curso de Docência no Século 21: Educação e Tecnologias Digitais teve início há um mês no Campus Itaperuna
Curso de Docência no Século 21

Aula do curso de pós-graduação no Laboratório de Práticas de Gestão

O Curso de Pós-Graduação em "Docência no Século 21: Educação e Tecnologias Digitais" do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna está completando seu primeiro mês de atividades, e os conhecimentos gerados em suas aulas já começam a ser divididos com outras unidades escolares de Itaperuna e municípios próximos.

Um exemplo são as aulas de Língua Portuguesa para os alunos de 7º ano da Escola Estadual José Bonifácio, em Patrocínio do Muriaé (MG), que andam cheias de novidades. Isso porque a professora deles, Natalia Oliveira, de 30 anos, é aluna da Pós-Graduação e, assim como outros colegas de turma, está colocando em prática o que vem aprendendo em disciplinas como Cibercultura e Tecnologias de Informação na Educação. Numa de suas aulas, Natalia usou o celular para apresentar a seus alunos o aplicativo Google Expeditions, que fornece gratuitamente conteúdo educacional para as mais diversas disciplinas, por meio de realidade aumentada e realidade virtual.

"A aula foi muito legal. Não só os alunos ficaram encantados, como a supervisora da escola pediu que eu ensine para os outros professores. É uma oportunidade que estou tendo não apenas de aprender, mas também de multiplicar esse conhecimento", conta a professora.

Lorena Moraes, de 28 anos, também tem dividido suas novas experiências com o uso da tecnologia em seu dia a dia profissional. Ela ministra, há dois anos, aulas de Redação no Pré-Vestibular Social do Consórcio Cederj, do Governo do Estado do Rio, em Itaperuna. Desde o início do mês, Lorena usa aplicativos e jogos educacionais apresentados pelos professores da pós-graduação para incrementar as atividades que vem propondo a seus alunos.

"Esse primeiro mês na pós já se mostrou um divisor de água na minha forma de dar aulas, que já está mais dinâmica, com novas abordagens. Ainda são muitos os desafios, como a resistência de alguns alunos em enxergar que o celular pode ser um importante aliado na hora de estudar e não apenas um instrumento para diversão e uso de redes sociais. Mas essa experiência inicial já tem sido maravilhosa, principalmente por ter a chance de colocar esses novos conhecimentos em prática, não ficar apenas na teoria", ressalta Lorena.

A pós-graduação em "Docência no Século 21: Educação e Tecnologias Digitais" está sendo oferecida pela primeira vez no campus. As aulas acontecem em dois espaços diferenciados de ensino, para estimular novas abordagens entre alunos e professores: a Tecnoteca, que é uma sala de aula interativa com mesas redondas, lousa digital e tablets, entre outros recursos; e o Laboratório de Práticas em Gestão, do curso de Administração, que conta com TV, computadores portáteis e mobiliário projetado para trabalhos em grupo.

Docente da área de Informática no IFF Itaperuna, Orlando Junior é um dos responsáveis pela disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, ao lado da também professora de Informática e diretora-geral do campus, Michelle Maria Freitas Neto. Segundo ele, um dos principais objetivos desse curso é mostrar aos participantes experiências que são viáveis de serem feitas na prática.

"Usamos dentro das aulas da pós recursos como jogos, realidade virtual, aplicativos, programação de computador e edição de video-aulas para mostrar aos nossos alunos que é possível que eles façam esse uso também nas aulas deles, de uma forma simples. Mas sempre atrelando o uso desses recursos ao objetivo pedagógico, pois não basta apenas mostrar a tecnologia, mas também suas possibilidades de uso e como encaixá-las no dia a dia deles. Lançamos esse desafio para que usassem os recursos e nos mostrassem os resultados. Apesar de o curso ainda estar no início, já estamos recebendo um retorno muito positivo", explica o professor.

A turma de "Docência no Século 21: Educação e Tecnologias Digitais" do IFF Itaperuna tem, ao todo, 30 alunos, sendo a maior parte professores da rede pública de ensino. As aulas começaram em maio deste ano e terão duração de 15 meses, abordando tópicos de Cibercultura e Comunicação mediada por Computador, Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Psicologia da Aprendizagem, Planejamento, Gestão e Avaliação Institucional, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Ferramentas Computacionais, Didática do ensino, Construção de Praticas Educativas em Ambiente Virtual de Aprendizagem, Bases Filosóficas da Educação, Tecnologias de Imersão e sua aplicabilidade no contexto educacional e Direito e Cidadania no Contexto da Sociedade em Rede.